Tenho que dizer que o ASUS Zenfone 6 impressionou-me mesmo. É daqueles equipamentos que pela rapidez com que tem recebido os updates que incluem correções e melhorias e também pela relação qualidade/preço não pode passar despercebido a ninguém. Funciona bem, é extremamente rápido e tem umas câmeras inovadoras que garantem excelentes resultados, inclusivamente à noite. De facto, a ASUS soube parar, pensar no que podia fazer para criar um equipamento de topo e assim nasceu esta aposta. É que este smartphone está cheio de pormenores interessantes. Agora há mais uma novidade que está relacionada com a taxa de atualização do ecrã. É na prática uma “moda” de que se tem falado muito.

ASUS Zenfone 6: afinal este smartphone está cheio de truques!

Antes de falarmos propriamente do ecrã, tenho de referir algo que no fundo possibilita aos utilizadores mexerem neste equipamento. É que para além da rapidez nos updates que referi acima, a ASUS não teve problema nenhum em disponibilizar uma ferramenta de desbloqueio do bootloader nem as fontes de kernel. No fundo está a dar a possibilidade de uma comunidade inteira de utilizadores fazerem ainda mais maravilhas por este smartphone. De facto é isso mesmo que está a acontecer. Já há quem tenha personalizado o Kernel e tenha adicionado novas funcionalidades.

Agora e no campo do kernel há algo que foi tornado público. É que um elemento do XDA-Developers de seu nome kdrag0n‘s desenvolveu o Proton Kernel que dá ao ASUS Zenfone 6 uma taxa de atualização de 75Hz. Ou seja, bastante superior aos 60Hz que vêm na versão normal.

O Proton Kernel é então um kernel personalizado para o ASUS 6 que deve ser aplicado na ROM original do Android Pie.

Lembro que como se trata de um kernel será necessário desbloquearem o bootloader e vão necessitar de um ficheiro de recovery para instalarem tudo isto através do TWRP.

O kernel tem uma longa lista de funcionalidades. No entanto, os pontos principais incluem uma taxa de atualização de 75Hz de que falei acima, um melhor sistema de gestão de memória, melhorias no processador e suporte para exFAT. Ou seja, uma mão cheia de boas razões para a instalarem. Do outro lado da barricada está uma má razão. Ou seja, se a instalarem perdem a garantia. Este kernel é uma prova que este smartphone está cheio de truques!

Quem a instalar e necessitar de ativar os 75Hz após cada arranque tem de carregar no botão para desligar e ligar logo o ecrã. Ou seja o que fazemos sempre com o nosso smartphone.

Vamos então à ligação necessária. Para se aventurar siga esta ligação. Inclui os downloads necessários e também os comentários e explicações de outros elementos.

Se procura a ligação direta o kernel está disponível aqui.

Vale a pena ler:

(Especial) Como é que a ASUS chegou ao ZenFone 6?