Roblox é uma plataforma online que permite aos usuários criar e jogar games gratuitamente. Disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS), PC e Xbox One, o Roblox já conta com mais de 15 milhões de títulos de diversos gêneros em sua biblioteca, como RPGs, jogos de Battle Royale e até mesmo simuladores. A maioria desses games é totalmente gratuita. Por mais que a ferramenta seja popular, é comum que usuários tenham dúvidas sobre ela, como quem a criou. Confira, a seguir, cinco curiosidades sobre o Roblox.

Quem criou o Roblox?

O Roblox foi desenvolvido pelos engenheiros David Baszucki e Erik Cassel com o objetivo de despertar o interesse de crianças pela física. A ideia inicial da plataforma envolvia a criação de objetos de forma lúdica e educacional para o aprendizado da ciência. Após o lançamento da plataforma em 2005, os estudantes exploraram o potencial de Roblox criando e desenhando mundos e objetos de forma interativa. Eventualmente, uma atualização que garantiu suporte à criação de jogos foi adicionada, permitindo que qualquer usuário criasse seu próprio game.

Jogos disponíveis

Em Roblox, qualquer jogador pode criar e divulgar seu jogo. Atualmente, mais de 15 milhões de games desenvolvidos na plataforma podem ser acessados. Os usuários utilizam títulos de sucesso como GTA 5, Pokémon e PlayerUnknown Battleground's (PUBG) como inspiração para criação de jogos, adaptando a jogabilidade dos games. Existe uma enorme variedade de games de quase todos os gêneros na plataforma, como RPGs e simuladores.

HD ou SSD para games: o que é melhor? Confira no Fórum do TechTudo

Posso fazer meus jogos?

Sim, qualquer usuário registrado pode criar jogos na plataforma. Para isso, é necessário instalar o Roblox Studio, programa que permite a criação de games. Com a ferramenta o usuário tem acesso aos mapas e objetos, podendo modificá-los da forma que quiser. Além disso, há diversas opções de jogabilidade, introdução de NPCs e itens, e muitas outras funções. Após a criação do jogo, você pode publicá-lo em seu perfil e compartilhar com qualquer outro usuário.

Roblox é gratuito?

Sim, qualquer usuário pode se registrar no Roblox gratuitamente. Existe um sistema de microtransações na plataforma em que é possível pagar para obter "Robux", a moeda do Roblox. Os Robux permitem comprar itens cosméticos para seu avatar, além de equipamentos nos jogos e ter acesso a alguns jogos da plataforma que são pagos. Atualmente, 400 Robux custam US$ 4,99 (cerca de R$ 20,74).

Número de usuários

Atualmente existem mais de 170 milhões de contas criadas no Roblox, que correspondem a mais de 30 milhões de usuários ativos mensais. Além disso, o j

... ogo mais popular em Roblox, MeepCity, conta com mais 4 bilhões de acessos. A maior parte dos usuários que compõem esses números são pré-adolescentes e crianças com idades entre 7 e 13 anos. No entanto, a popularidade do jogo chama a atenção de jovens e adultos de todas as idades.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo