Placas gráficas Intel Xe: Tudo o que sabemos até agora! – Como deve saber, o mercado de placas gráficas tem sido dominado pela NVIDIA e AMD, sem grandes espaços para um terceiro ou quarto rival. (Apesar de uma empresa Chinesa também querer entrar na guerra!) Contudo, a Intel decidiu meter-se na luta, roubando o ‘boss’ da Radeon Tech Raja Koduri, e investindo muito do seu dinheirinho, para tentar meter as duas grandes empresas no bolso.

Dito isto, apesar da Intel estar a passar um mau bocado no mundo dos processadores… Recursos é o que não falta à gigante dos micro-processadores, para chegar, ver e vencer no mercado das placas gráficas!



As Intel Xe estão a caminho, com a empresa a apostar forte e feio no mercado das placas gráficas

Tudo isto acaba por ser muito interessante, porque a Intel apenas irá conseguir uma de duas coisas… Conseguir um milagre e entrar num mercado que tem sido historicamente dominado por duas grandes empresas. Ou então, ser o bobo da corte e ser gozada nos próximos 10/20 anos.

No entanto, a Intel não anda a brincar, e já anda a trabalhar em segredo na sua arquitetura ‘Arctic Sound’ há muitos anos. Por isso, é bem provável que consiga entrar e rivalizar com as atuais grandes do mercado.

Portanto, como a Intel não anda a investir cegamente, começou imediatamente por formar uma equipa composta quase exclusivamente por especialistas roubados à AMD ou NVIDIA. Aliás, foi assim que a aposta da empresa se tornou pública, quando a empresa foi buscar Raja Koduri à AMD no ano de 2017.



Mas as coisas não ficaram por aqui, visto que a Intel também foi buscar Jim Keller (Responsável pela arquitetura AMD Zen), Chris Hook (AMD), Darren McPhee (AMD), Damien Triolet (AMD), Tom Peterson (NVIDIA), Heather Lennon (AMD). Alguns dos nomes mais sonantes, de uma equipa que conta com mais de 4500 pessoas.

A arquitetura ‘Arctic Sound’ que vai dar vida às placas Intel Xe

As placas Xe apenas chegam ao mercado em 2020, contudo, é possível perceber que existem várias ligações com a atual arquitetura Gen11.

Dito isto, os núcleos de processamento da Intel nada têm a ver com os NVIDIA CUDA, mas têm algumas semelhanças com os processadores stream da AMD. Ou seja, cada unidade é capaz de fazer quatro operações por clock, por isso, é no fundo equivalente a quatro núcleos.

E aqui, a ideia da Intel é juntar duas unidades destas numa unidade de execução (8 núcleos). E depois mais 8 unidades numa ‘sub-slice’ (64 núcleos). Num ato que irá resultar num ‘full slice’ de 512 núcleos.

Assim, enquanto os CPUs Intel irão contar com uma ‘Slice’ integrada… As placas gráficas Intel Xe vão ter várias ‘Slices’. Portanto, a Intel apenas irá conseguir produtos com um número de núcleos múltiplo de 512.

Dito isto, já deve ter percebido que a arquitetura que vai dar vida às placas da Intel, também irá fazer parte de todos os novos processadores da empresa. Desta maneira, quando existirem melhorias significativas na arquitetura, todos os produtos irão apresentar uma melhoria na performance.

Uma placa gráfica Intel X^4 (X elevado a 4)!?

Alguns ‘ls’ de drivers sugerem que a Intel está a preparar-se para fazer no fundo aquilo que a NVIDIA e AMD já fizeram. Equipar placas gráficas com mais que um GPU! Daí o nome Intel Xe, em que o ‘e’ equivale ao número de ‘Slices’, ou como quem diz unidades de processamento.

Portanto, um recente l sugere uma placa gráfica com 2048 núcleos, ou seja, 4 ‘slices’ o que equivale a 4 grandes unidades de processamento numa só placa gráfica.

(Claro que depois irão existir adaptações, para as gamas mais baixas ou mais altas. A ideia aqui é que você perceba mais ou menos o que está a acontecer.)

Tudo graças ao uso do design EMIB

O EMIB liga múltiplas ‘dies’ heterogéneas num único pacote, de forma barata e eficiente. (Se bem que com alguma perda de performance).

No fundo, acaba por ser uma solução muito mais eficiente do que produzir GPUs gigantes, que têm yields demasiado baixos para darem origem a lucros significativos. (Foi o caso das RTX 2080 e RTX 2080 Ti na altura em que foram lançadas! Eram baseadas em GPUs demasiado grandes e complexos. O que arrasou as margens de lucro)

Assim, ao criar muitas ‘dies’ mais pequenas, e combinando-as, a Intel reduz a chance de defeitos. E mesmo que existam falhas na produção, são mais fáceis de resolver, ou pelo menos menos dispendiosas.



No fundo, é exatamente o que a AMD faz com os seus CPUs Ryzen. E também por isso, que a empresa conseguiu recuperar todo este terreno, pondo agora a Intel em cheque.

Frequências das Intel Xe

Apesar da Intel já ter chegado a uma excelente solução em relação ao número de núcleos de processamento. Ainda não sabemos como é que se irá safar nas frequências de relógio, visto que apenas conhecemos a realidade dos iGPUs.

Ainda assim, tendo em conta que o processo de 10nm da Intel é equivalente ou superior aos 7nm da TSMC. Podemos dizer com alguma segurança que os 1700MHz são possíveis e até prováveis.

Portanto, é provável que a Intel consiga entrar na guerra dos TFLOPs, apesar de ainda não fazemos ideia daquilo que a arquitetura é capaz de produzir.

Entrada no mercado das Intel Xe

Qual é o alvo da Intel numa fase inicial? O lucrativo mercado de gama média? Ou levar a guerra diretamente para a gama mais alta? Será que vamos ver 1 placa, 2, ou até 5? Raja Koduri já comentou este assunto, dizendo:

“Nem todos querem uma placa gráfica de 500-600$. Mas contínua a ser um mercado muito apelativo, devido ao número de entusiastas. Ainda assim, a nossa estratégia passa por não nos preocupar-mos muito com a gama de performance, ou a gama qualidade/preço. Eventualmente, iremos conseguir chegar a todas as gamas de mercado, incluindo o mainstream que começa no 100$. Fazendo o nosso caminho até ao mercado centros de dados e desenvolvimento de IA.

Temos de chegar a todo o lado! Mas onde é que vamos começar? No primeiro? No segundo? Ou no terceiro? Uma coisa é certa, com a nossa estratégia, em 2-3 anos, vamos chegar a todo o lado.”

Em suma, a Intel quer marcar presença em todos os segmentos de mercado. Mas ainda não sabemos bem onde é que as hostilidades irão começar. Na minha opinião, faria sentido apostar imediatamente na performance, para mandar logo a NVIDIA abaixo. E logo de seguida, apostar na gama média para mandar a AMD abaixo.

Dito isto, uma driver mencionou 3 modelos:

  • 1024 núcleos
  • 2048 núcleos
  • 4096 núcleos

O que poderá levar a guerra às RTX 1650, RTX 2060/RX5070 e RTX 2080 Ti. Com preços a condizer. Em suma, ainda não sabemos bem o que vai acontecer… Mas uma coisa é certa! A Intel vai entrar para dominar!


Placas gráficas Intel Xe: Tudo o que sabemos até agora! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].