Já há muito tempo que ouvimos falar do poderio da PlayStation 5, tanto a nível gráfico como de computação. Isto, já para não falar do poder do novo SSD ‘Custom’ que a Sony andou a desenvolver.

No entanto, é bem provável que o poderio gráfico da nova consola da Sony, venha a ser ainda mais surpreendente com o esperado!

Um dos ‘insiders’ mais reputados da indústria acabou de confirmar que a PS5 vai ter o dobro do poderio da sua antecessora

A notícia vem do muito respeitado ‘leaker’ @Komachi_Ensaka, que acabou de dizer que a PlayStation 5 vai ser tão poderosa, que o seu GPU vai conseguir alcançar os 2GHz. O que irá significar um poder de computação à volta dos 9.2TFLOPs.

Para ter noção do salto qualitativo, a PS4 apenas consegue alcançar os 4.2 TFLOPs.

O Tweet do ‘insider’ mostra 3 diferentes frequências de relógio, o que por sua vez irá equivaler ao poderio da PS5, mas também ao poder da PS4 Pro e PS4. Visto que a nova consola vai conseguir correr jogos da atual geração sem qualquer problema.

Além disto, poderá ver que o Tweet menciona o SoC ‘Oberon A0’, um nome de código da AMD, que aparentemente tem laços com os APUs Ariel e Gonzalo que até já estiveram relacionados com a PS5. (O que dá mais algum peso a estas informações)

Dito isto, foram descobertas novas informações acerca deste ‘leak’. Ora veja:

Portanto, se por acaso a frequência de 2GHz for real, e por consequência a consola for mesmo capaz de alcançar os 9.2 TFLOPs… Então, a PlayStation 5 vai ser uma autêntica besta de consola! Chegando até aos calcanhares da RTX 2080, que é capaz de oferecer 10TFLOPs de poder de computação.

Mas o que é realmente interessante no meio disto tudo, é que o SoC que vai dar vida à PS5… É um chip feito à medida dos desejos da Sony! Sendo por isso, extremamente bem otimizado! Para que os ‘devs’ responsáveis pelos mais variados jogos, sejam capazes de tirar todas as gotas de performance da consola.



Afinal de contas, o poderio da RTX 2080 é engraçado, mas acaba por não ser nada de especial no mundo dos PCs… Quando já temos a RTX 2080 Super e RTX 2080 Ti acima deste modelo. E caso não saiba, até estas supra-sumo do mundo gráfico, têm problemas a correr jogos em 4K60FPS. Ou até os 8K que a Sony afirma ser capaz de alcançar.

Devido a tudo isto, estamos muito entusiasmados para perceber afinal qual é o ‘molho especial’ que a Sony vai meter na PS5.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte