Fatal Frame ? uma das s?ries de terror mais assustadoras das ?ltimas gera??es, caracterizada por trazer o t?pico horror japon?s para os games. No entanto, esse mesmo motivo fez alguns dos cap?tulos da s?rie n?o serem lan?ados no ocidente, enquanto outros apenas s?o pouco conhecidos. Conhe?a os jogos mais obscuros da franquia Fatal Frame.

Fatal Frame 5 ser? lan?ado para o Nintendo Wii U no Ocidente em 2015

Fatal Frame possui muitos cap?tulos que o grande p?blico n?o conhece (Foto: Reprodu??o/Vorterix)

Fatal Frame 2: Wii Edition (2012)

Quase 10 anos ap?s o lan?amento de Fatal Frame 2: The Crimson Butterfly em 2003, considerado por muitos como o melhor da franquia, a produtora Tecmo Koei produziu um remake para o Nintendo Wii. O game ficou exclusivo do Jap?o, onde foi publicado pela pr?pria Nintendo.

Jogadores podem novamente ca?ar fantasmas com suas m?quinas fotogr?ficas, por?m com gr?ficos atualizados e muitas novidades. A vers?o Wii trazia um remake do Fatal Frame 2 original do PlayStation 2, com os adicionais da vers?o do primeiro Xbox e ainda mais dois finais extras exclusivos para o console da Nintendo.

Considerado por muitos o melhor Fatal Frame, a edi??o Wii de The Crimson Butterfly trouxe extras e gr?ficos melhorados (Foto: Reprodu??o/Wikipedia)

Fatal Frame 4: Mask of the Lunar Eclipse (2008)

Outro t?tulo lan?ado exclusivamente para o Jap?o foi o quarto jogo da s?rie para o Nintendo Wii, chamado por l? de Zero: Tsukihami no Kamen. Os f?s o batizaram pela tradu??o literal do t?tulo: ?Mask of the Lunar Eclipse? e pediram bastante ? Nintendo que o lan?asse no ocidente, sem sucesso. Existem vers?es traduzidas para o ingl?s pelos pr?prios f?s, por?m exigem modifica??es no console.

O game tamb?m ficou conhecido por receber uma adi??o de peso no seu desenvolvimento, contando com a participa??o de Goichi Suda, produtor de t?tulos notoriamente bizarros, como No More Heroes e Lollipop Chainsaw. No entanto, mesmo com a participa??o do carism?tico ?Suda 51? o jogo n?o foi t?o marcante quanto outros da s?rie, apesar de ainda ser considerado bom.

Apesar da participa??o de Goichi Suda, Fatal Frame 4 n?o se arriscou muito fora do seu modelo (Foto: Reprodu??o/Engadget)

Spirit Camera: The Cursed Memoir (2012)

O ?nico game desconhecido dessa lista a ser lan?ado no ocidente, Spirit Camera ? um spin-off da franquia para o Nintendo 3DS, o qual n?o chamou muito a aten??o dos f?s. Devido a n?o usar o nome Fatal Frame em seu t?tulo e nem mesmo ter sido muito popular, alguns jogadores sequer notaram sua liga??o com a s?rie.

A jogabilidade utilizava realidade aumentada, colocando a c?mera do Nintendo 3DS para trabalhar junto com um caderninho que acompanhava o jogo. Ao apontar a c?mera para certas p?ginas era poss?vel ver elementos saltando das folhas e at? mesmo ter que enfrentar fantasmas ao seu redor.

... ight="390" width="694">Fantasmas saltando na frente da sua c?mera podem ser assustadores (Foto: Reprodu??o/Trusted Reviews)

Real: Another Edition (2004)

De longe o cap?tulo mais desconhecido da franquia, Real s? foi lan?ado no jap?o para telefones celulares, utilizando algumas das mesmas ideias de The Cursed Memoir. Com a c?mera do aparelho jogadores podiam procurar por fantasmas e lutar contra eles, contando com alguns esp?ritos conhecidos de Fatal Frame 1 e 2.

Real ? com certeza o game menos conhecido da s?rie Fatal Frame (Foto: Reprodu??o/Fatal Frame Wiki)

Qual o melhor personagem de jogos de terror? Comente no F?rum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo