A Huawei anunciou o seu primeiro smartphone dobrável Huawei Mate X no Mobile World Congress 2019 em Barcelona. Assim a revelação teve lugar no início deste ano. No entanto, o lançamento deste smartphone foi adiado algumas vezes. Dito isto, ainda não está à venda.

Huawei Mate X: há novidades fresquinhas e mudanças também!

Mais especificamente o lançamento do smartphone foi atrasado de maio para junho. Depois voltou a sê-lo de junho para setembro. Recentemente, foi relatado que o lançamento do Mate X tinha sido atrasado novamente. Agora sabe-se que estará disponível para compra a partir de novembro.

Olhando para as novas informações que foram chegando à Internet a versão final do Huawei Mate X, que será lançada até o final deste ano, virá com um conjunto diferente de especificações. Logo à partida este equipamento deve ser alimentado pelo próximo chipset Kirin 990.

Além disso, o smartphone virá com câmeras traseiras triplas. Tem entretanto a mesma configuração que vimos nos smartphones da série P30 da Huawei.

O novo sensor usa RYYB em vez de RGB, o que deve oferecer um elevado desempenho em condições de pouca luz.

O Huawei Mate X também visitou novamente a TENAA onde foi revelado que o smartphone agora pesa 300 gramas em comparação com 287 gramas na listagem anterior. No entanto, as dimensões de 161,3 x 146,2 x 11 mm permaneceram inalteradas.

O smartphone vem com o que a empresa chama de design “Falcon Wing”. Ao contrário do Samsung Galaxy Fold, dobra-se completamente sem nenhuma lacuna visível.

A empresa afirma que o sistema de dobradiça usado neste smartphone é patenteado e tem mais de 100 componentes.

O Huawei Mate X possui um grande ecrã de 8 polegadas com uma resolução de 2480 x 2200 pixéis e uma proporção de 8:7,1 quando desdobrado e possui molduras bem finas. Quando dobrado, ele se transforma num smartphone de ecrã duplo. Num lado temos um com a proporção de 19,5:9 e 6,6 polegadas. Só outro temos um com proporção de 25:9 e 6,38 polegadas (2480 x 892 pixels).

Ele vem com 8GB de RAM e 512GB de armazenamento. Tem suporte dual SIM (apenas nano), mas apenas o primeiro SIM suporta 5G. Também pode trocar o segundo cartão SIM pelo cartão NM da Huawei até 256 GB. O dispositivo também vem com o modem Balong 5000 de 7nm que vem com suporte 5G.

Este dispositivo executa a interface personalizada EMUI 9.1.1, que é baseada no sistema operativo Android 9 Pie. Quanto às opções de conectividade, o dispositivo suporta NFC, GPS de dupla frequência, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 802.11 b/g/n/ac e porta USB tipo C.

Entretanto o dispositivo possui duas baterias internas, que oferecem uma capacidade total de 4.500mAh. A Huawei também lançou a sua nova tecnologia de carregamento rápido SuperCharge, que suporta até 55W. Assim, a empresa alega que o novo sistema permite que os utilizadores carreguem o dispositivo dos zero aos 85% em apenas 30 minutos.

Opinião: Huawei ou Samsung. Afinal qual é mesmo a melhor?