A NVIDIA lançou 3 novas placas gráficas RTX Super como resposta ao lançamento das mais recentes placas AMD Radeon baseadas na arquitetura Navi de 7nm. Contudo, muitos esperavam algo para a gama mais alta do mercado, onde a RTX 2080 Ti lançada no ano passado ainda é rainha e senhora.

Pois bem, acabou de aparecer na base de dados do programa AIDA64, uma placa gráfica bastante misteriosa pertencente à gama GeForce RTX… O que pode muito bem significar, que a NVIDIA quer mesmo lançar mais alguma coisa, provavelmente antes da altura do Natal de 2019.



NVIDIA GeForce RTX 2080 Ti Super com o GPU TU102 pode estar a caminho do Natal!

Portanto, a BETA mais recente do AIDA64 foi lançada no passado dia 14 de Agosto. Adicionando suporte a uma placa gráficas desconhecida… No entanto, podemos ver uma menção ao GPU NVIDIA TU-102.

O nome da placa gráfica dentro do programa é ‘RTX T10-8’. O que por sua vez confirma o facto de ser um produto gaming para a gama GeForce RTX.

Dito isto, caso não saiba, a NVIDIA já tem algumas placas gráficas no mercado com este GPU, nomeadamente a GeForce RTX 2080 Ti e a sua topo de gama Titan RTX. Mas é preciso ter em conta, que a atual RTX 2080 Ti tem uma versão ‘capada’ do GPU TU102… Por isso, existe espaço para melhorar a performance da gama ‘Premium’, sem chegar aos preços da super cara Titan. (Que claro está, é uma placa gráfica focada na produtividade e investigação científica)

Então, o que podemos esperar de uma suposta RTX 2080 Ti Super?

Primeiramente, o GPU TU102 completamente desbloqueado é o que mais queremos. Posteriormente, será bem provável o aumento das frequências da memória e do processador gráfico.

O maior boost poderá vir da memória GDDR6, visto que a NVIDIA utiliza chips de 16Gbps mas faz ‘downclock’ para 15.5 Gbps. Isto porque as parceiras teriam de gastar mais algum dinheiro num PCB mais robusto… Algo que na altura por qualquer razão foi preterido, para a utilização de clocks mais baixos.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].