A empresa de estudos de mercado Strategy Analytics publicou um novo estudo relacionado com as vendas globais de altifalantes inteligentes. O estudo revela que o mercado continua a crescer e que as vendas de altifalantes inteligentes atingiram 30,3 milhões de unidades no segundo trimestre de 2019.

Altifalantes inteligentes em 2019? Quem lidera é a Amazon!

A Amazon continua a dominar o mercado com 21,9% de participação, embora tenha diminuído em relação aos 29,1% que detinha no segundo trimestre de 2018. A segunda e terceira posições foram conquistadas pelo Google e pelo Baidu, seguidas pelo Alibaba e Xiaomi.

Embora a participação de mercado da Apple para os altifalantes inteligentes tenha aumentado 81% em relação ao ano anterior, ainda não conquistou uma participação de mercado significativa e, portanto, permanece no sexto lugar, com 1,4 milhões de unidades vendidas.

Entretanto, a Amazon conseguiu enviar 6,6 milhões de unidades para distribuição. Já a Google vendeu 5,6 milhões de unidades. Por outro lado, as empresas chinesas Baidu, Alibaba e Xiaomi conseguiram enviar para distribuição 4,7 milhões, 4,3 milhões e 3,4 milhões de unidades, respectivamente.

David Mercer, vice-presidente da Strategy Analytics, afirmou que a procura por altifalantes inteligentes revelou um pequeno sinal de estabilização, mesmo em mercados mais maduros, como os EUA, onde chegou a 30% das residências.

No entanto, acrescenta que há um enorme potencial em regiões inexploradas em que o suporte ao idioma local é limitado. Ele acredita que a chegada de dispositivos localizados em diversos idiomas a mercados como a Rússia, México e Brasil, vai apoiar o crescimento da procura nos próximos meses e anos.

De facto este é um mercado muito interessante. Os dispositivos da Internet das Coisas estão cada vez mais avançados, assim como os assistentes pessoais. Com a chegada de cada vez mais funcionalidades eles vão se tornar imprescindíveis em todas as casas.  Especialmente pelas tarefas que conseguem fazer. Lembramos que em breve o Google Assistant até vai conseguir lidar com atividade bancárias. Dito isto, é normal que as vendas destes equipamentos tendam a aumentar. Em especial nos próximos meses.