O Huawei Mate 20 Pro, foi provavelmente, o melhor smartphone Android lançado em 2018! Trouxe consigo um novo e renovado SoC, que também equipa o topo de gama P30 Pro. Similarmente, trazendo consigo um sistema de fotografia, que ainda hoje dá cartas no mercado.

Portanto, depois de tantos meses, é normal que este smartphone esteja agora muito mais barato… Mas questão aqui, é que com a guerra Huawei vs Trump, o preço caiu muito mais que o esperado!

Assim, considerando que está agora muito mais barato, vale a pena comprar este ou mais vale apostar no Galaxy S10+ ou até no muito recente Note 10+? Que na minha opinião, são muito provavelmente os smartphones Android mais apetrechados do mercado, e por isso, os aparelhos a comprar, se quiser o melhor do melhor sem olhar para o dinheiro.

Huawei Mate 20 Pro ‘Twilight’

Portanto, se leu a minha análise detalhada, é óbvio que o smartphone da Huawei é um telemóvel poderosíssimo! Tem uma autonomia de fazer cair o queixo no chão, um ecrã excelente, e um sistema de câmeras simplesmente brutal.

Mate 20 Pro vs Galaxy S10+ / Note 10+: Ainda assim, o design é no fundo, mais do mesmo… Mas será que isso interessa assim tanto?

Afinal de contas, como disse na análise, o Mate 20 Pro é uma espécie de fusão do Galaxy S9+ com o iPhone X. Isto num mercado que estava completamente saturado de ‘clones’ do smartphone da Apple.

Samsung Galaxy S10+ vs Huawei Mate 20 Pro

Aliás, em boa verdade, a Samsung foi fortemente criticada em 2018, devido à ‘reciclagem’ do design do Galaxy S8 e S8+… Contudo, em 2019, parece que as coisas mudaram muito, e para melhor, para a gigante Sul Coreana.

Na minha opinião, a família de smartphones Galaxy S10 e Note 10 é acima de tudo, uma lufada de ar fresco!

Mas o Huawei Mate 20 Pro, continua a ser um smartphone lindíssimo, apesar de já não caminhar para novo. Continua a dar o feeling Premium, e a oferecer o mesmo exato desempenho, desde o momento em que o tirei da caixa, no dia 16 de Outubro.



Mate 20 Pro vs Galaxy S10+ / Note 10+: Então e a diferença de performance?

É verdade que o Galaxy S10 já vem equipado com o novo SoC Exynos, e o Note 10 com o Exynos 9825. Que na verdade, oferecem mais performance que o Kirin 980 do Mate 20 Pro e P30 Pro. Mas será que isso faz assim tanta diferença no dia a dia? Especialmente quando temos em conta, a diferença de preço?

É que a grande diferença que irá notar no desempenho do smartphone, não nos chega a partir do SoC, mas sim da rapidez do software utilizado.

O design não é a única novidade do Galaxy S10 e Note 10, o software é também um ponto muito forte! O que por sua vez, evidencia as fragilidades da Huawei, neste campo…

No passado, a Samsung foi criticada, e até gozada, pela sua skin anteriormente denominada de ‘TouchWiz’, e mais recentemente conhecida por Samsung Experience… E bem!

É que apesar de ser recheado de funcionalidades, o ‘TouchWiz’ era um autêntico devorador de recursos, tornando a experiência de utilização num pesadelo.

Dito tudo isto, com o Galaxy S10, damos as boas vindas ao novo OneUI! É finalmente um prazer utilizar a interface de um topo de gama da Samsung, é tudo super rápido, intuitivo e eficiente.

  • Além disso, não existe qualquer bloqueio a ‘Launchers’ de terceiros, como o Nova Launcher.

Chego até ao ponto de dizer, que a Huawei precisa urgentemente de renovar o seu EMUI, para dar resposta a este esforço da sua rival Sul Coreana. (Algo que poderá estar a caminho, com o EMUI 10)

Então e a performance fotográfica do Galaxy S10+ em comparação com o Mate 20 Pro?

É inegável que o sistema de câmeras do Galaxy S10+ melhorou imenso em relação ao Galaxy S9+ do ano passado. Que por si só, já era bastante competente neste campo, apesar de ter ficado uns furos abaixo do P20 Pro, na altura do seu lançamento.

Contudo, quando meti as 6 fotos acima, no Instagram da Leak, para perceber quais é que faziam mais sucesso… O Mate 20 Pro ganhou as três sondagens! (Uma delas ganhou 88% vs 12%!)



Huawei Mate 20 Pro vs Samsung Galaxy S10+ / Galaxy Note 10+: Conclusão

É inegável, que a Samsung sempre seguiu uma filosofia de design muito própria. Aliás, podemos ver pela maneira como fugiu da ‘Notch’, como o diabo foge da cruz.

Assim, o Samsung Galaxy S10+ é uma máquina leve, compacta e com uma qualidade de construção absolutamente fantástica! (Algo que podemos verificar ver pelo muito recente teste de durabilidade que Jerry Rig Everything fez, e que eu não tenho coragem de replicar.)

No entanto, tendo em conta o preço, porque não olhar para o ano de 2018, nomeadamente para o Mate 20 Pro, e fazer algumas contas?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!