Mate 30 Pro vai ter o Android da Google, mas uma versão talvez não… – Andamos há meses a ouvir falar dos problemas que a Huawei tem com o governo Norte Americano, que claro está, resultaram na proibição do uso do clássico Sistema Operativo Android da Google.

Em suma, andamos há vários meses a ouvir falar do HongMeng OS! Um software ‘made by Huawei’ que deveria ser o substituto do Android utilizado pelos aparelhos da empresa, e que curiosamente até já estava em desenvolvimento há mais de 2 anos.

No entanto, com o aproximar do fim dos 3 meses antes da proibição. Já vários executivos da Huawei vieram a público afirmar que a empresa quer e prefere usar o SO da Google!



Ou seja, afinal o HongMeng não está nem de perto nem de longe preparado para o ‘Prime Time’. Assim, tendo isto em mente, temos de pensar no Mate 30 Pro! O próximo topo de gama da gigante Chinesa, que devido a tudo isto, ninguém sabe muito com que Sistema Operativo irá poder contar.

Será que o Mate 30 Pro vai sofrer com a proibição imposta? Aparentemente não… Mas a Huawei parece estar a preparar uma rede de segurança!

Huawei Mate 30 Pro

Em princípio, o novo topo de gama da Huawei irá poder ainda contar com o Android da Google. Aliás, é bem provável que tudo fique resolvido entre os USA e China, antes do fim do mês de Agosto! Ainda assim, depois do susto… Parece que a Huawei vai lançar uma versão do Mate 30 com o seu próprio Sistema Operativo! Na forma de duas versões do Mate 30 Lite, uma para o mercado Europeu/Internacional, e outra para o mercado Chinês.

Portanto, segundo o ‘leaker’ RODENT950, tanto o Huawei Mate 30 como o Mate 30 Pro irão contar com Android (EMUI 10). Entretanto, algumas versões do Mate 30 Lite deverão apostar no HongMeng OS.

Infelizmente, ainda não fazemos ideia de como será o novo sistema operativo da Huawei. Por isso, também não sabemos como é que irá rivalizar em termos de funcionalidades e desempenho, com o Android da Google.

Mas uma coisa temos a certeza… Se as coisas não forem resolvidas entretanto, a relação entre a Google e Huawei irá terminar dentro de pouco mais de uma semana! 

E se há algo que não queremos no mercado, é uma Huawei menos competitiva.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte