O Cloudflare, servidor que hospeda milhões de sites ao redor do mundo, anunciou nesta segunda-feira (5) que cortará a hospedagem e os serviços de proteção ao fórum 8chan. A medida veio após o tiroteio em massa que ocorreu em um shopping em El Paso, no Texas, Estados Unidos, no último sábado (3). O autor do ataque, que deixou 20 mortos e 26 feridos, publicou um manifesto racista no site minutos antes de iniciar os disparos e está sendo investigado por crime de ódio.

Os donos do 8chan já foram notificados sobre a suspensão. “Acabamos de enviar um aviso de que estamos encerrando o 8chan como um cliente efetivo à meia-noite de hoje, horário do Pacífico”, disse Matthew Prince, CEO da Cloudflare, em comunicado oficial.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Prince explicou a razão da medida: “Deram-nos provas suficientes de que não seguem a lei, e essa ausência de regras levou a mortes trágicas. Mesmo que o 8chan não tenha violado a lei em não moderar a sua comunidade, eles criaram um ambiente que revela a violação de seu espírito.”

Com a suspensão, o site fica vulnerável a ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS), que sobrecarregam os servidores para que os recursos da página fiquem indisponíveis para os usuários.

Nesse sentido, o CEO do Cloudflare afirmou que a retirada dos serviços de proteção aconteceu com certa apreensão, uma vez que a empresa tem como objetivo garantir a segurança de plataformas online. “Ao tomar essa ação, resolvemos nosso próprio problema, mas não resolvemos o problema da Internet”, disse Prince. “A remoção do 8chan não resolve os motivos pelos quais sites de ódio se proliferam online. Não explica por que tiroteios em massa ocorrem.”

O massacre de El Paso não é o primeiro ataque ligado a postagens no 8chan. Um episódio muito semelhante aconteceu antes do ataque terrorista a duas mesquitas em Christchurch, Nova Zelândia, que deixou 50 mortos em março deste ano. Em seu post, o autor do tiroteio no Texas, dentificado pelas autoridades como Patrick Crusius, de 21 anos, fez referência ao ataque anterior, dando a entender que fora inspirado pelas discussões não-moderadas que glorificaram o massacre.

"Infelizmente, a ação que tomamos hoje não corrigirá o ódio online", lamenta Prince. "É quase cer

... to que nem mesmo removerá o 8chan da Internet. Mas é a coisa certa a fazer", completa.

Até o momento, o 8chan não se manifestou sobre o caso.

O que é chan? Usuários comentam sobre fóruns anônimos da Internet



>>> Veja o artigo completo no TechTudo