Quando uma pessoa liga para os serviços de emergência, não quer perder tempo. Nessas situações, cada segundo conta. O problema é que quando estamos sobre pressão as coisas podem não sair como queremos. Podemos atrapalharmo-nos nas palavras e até sermos incapazes de comunicar com a pessoa que está do outro lado da linha. A Google quer ajudar e como tal o Android tem uma grande novidade!

Android tem grande novidade e prepara-se para salvar vidas!

Para tornar as comunicações mais eficazes, mesmo quando parecem mais difíceis, a Google tem uma nova funcionalidade a caminho do Android. Interage com os serviços de emergência e permite transmitir rapidamente informações integrais acerca da sua localização e situação sem precisar de dizer nada.

Com esta funcionalidade poderá dar uma indicação rápida aos serviços em três situações de emergência durante uma ligação: Incêndio, Médico e Polícia. Depois disso, uma voz vai informar o operador dos serviços de emergência acerca da situação.

Para além das indicações por voz, o smartphone também vai transmitir automaticamente as coordenadas GPS.

Este novo auxiliar de voz não só será útil para pessoas que precisam transmitir informações de forma rápida e clara, mas também será bom para pessoas com dificuldades de fala ou para aqueles que estão numa situação particular, onde seria perigoso falarem. Um sequestro por exemplo ou um assalto a um local público.

Entretanto e mesmo que a informação já tenha sido transmitida, podemos continuar a comunicar com o operador, caso queiramos. Assim, são sem dúvida muitos benefícios.

Como não é de estranhar a Google vai lançar esta funcionalidade para os dispositivos Pixel em primeiro lugar. De facto, vai chegar a esses smartphones “nos próximos meses”. Depois é apenas uma questão de tempo até chegar aos equipamentos de outros fabricantes.

De facto, é muito bom vermos a tecnologia a fazer a diferença no que diz respeito ao bem-estar das pessoas. Haverá coisa melhor do que salvar-vidas?