Primeira placa gráfica Intel Xe – O mercado gráfico está ao rubro! Com a chegada das novas AMD Radeon RX 5700 ‘Navi’, e as novas NVIDIA GeForce RTX 20 Super. É sem dúvida uma lufada de ar fresco ver concorrência a sério no mercado, afinal de contas, no fim quem ganha é mesmo o consumidor.

No entanto, não nos podemos esquecer que existe um ‘Wildcard’ no meio de tudo isto… Uma empresa que já tem muitos anos de mercado, e que há muito tempo que quer entrar na corrida das placas gráficas, a Intel!

A Intel já começou a movimentar-se mais a sério no mercado, de forma a promover a cada vez mais próxima gama de placas gráficas dedicadas Xe

Portanto, foi durante uma entrevista ao canal do YouTube PRO Hi-Tech, que Raja Koduri (Antigo ‘boss’ da AMD Radeon, e agora responsável pelo Projeto Intel Xe) falou um pouco acerca do seu percurso, o porquê de abandonar a AMD, e claro… Falou um pouco das futuras placas gráficas da gigante Intel.



Mas uma das coisas mais curiosas que foi dita na entrevista, foi relativamente ao preço de uma das placas gráficas Arctic Sound! Afinal, Raja Koduri afirmou que a Intel vai primeiramente lançar um modelo de gama média, que deverá custar 200$!

No fundo, Koduri quer replicar a estratégia da AMD, que nos últimos anos se tem focado nas placas que se vendem em massa. Como a RX 480 e RX 580, que chegaram também ao mercado por volta dos 200$.

Ou seja, o plano é trazer primeiro para o mercado uma placa gráfica com qualidade para as massas. Com a Intel mais focada no preço, e menos na performance… De forma a conseguir oferecer aos consumidores um produto com muito valor.

O plano de jogo da Intel deverá ser lançado totalmente nos próximos 2/3 anos

A estratégia da Intel é simples, e pode muito bem ser uma receita para ganhar vários fãs. Visto que a arquitetura utilizada nas suas placas gráficas dedicadas… Irá ser exatamente a mesma que irá marcar presença no iGPU dos CPUs Intel Core.

Assim, em cada iteração do design da arquitetura, todos os produtos irão ter ganhos de performance e eficiência.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].