Epitácio “TACO” de Melo foi pego de surpresa quando Marcelo "coldzera" David decidiu sair da line up da MIBR. Foi isso que o jogador brasileiro de Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) contou ao TechTudo nos bastidores do Intel Extreme Masters (IEM) Chicago, no último domingo (21). Segundo TACO, a saída de cold do elenco da Made In Brazil foi inesperada, mas ele já sabia da insatisfação do companheiro com o time e respeita muito a sua decisão.

Há algumas semanas, coldzera deixou de atuar na MIBR e foi para o banco do time. O jogador alegou estar insatisfeito com o trabalho da equipe, e por isso decidiu se afastar e procurar uma nova organização. "Eu não esperava a saída do cold, até porque ele foi a principal pessoa que me convenceu a sair da Liquid pra entrar na MIBR", confessa TACO.

TACO, que já havia atuado ao lado de coldzera anteriormente, saiu da Team Liquid na virada de 2018 para 2019 e passou a vestir a camisa da MIBR ao lado do companheiro e amigo pessoal. "Eu aceitei o desafio, saí da Liquid, um time no qual eu estava obtendo bons resultados, pra entrar na MIBR. Na época, o cold realmente fez minha cabeça para entrar no time. Então ele era, provavelmente, a última pessoa que eu esperava que saísse, por mais que os resultados do time estivessem ruins”, explica.

Juntos, TACO e coldzera já protagonizaram jogadas históricas e chegaram ao topo do ranking do CS:GO. A parceria entre os dois brasileiros foi apelidada carinhosamente pela comunidade de "TACOLD". "Eu reagi com naturalidade. Entendo hoje o grupo e os esportes eletrônicos como business, então isso é uma coisa normal. Ele não estava satisfeito com o emprego dele e foi procurar a felicidade em outro lugar. Eu acho que isso é uma coisa legal, você tem experiências novas, vive coisas novas", comenta.

Como montar um PC gamer barato que rode GTA 5 e CS GO? Veja dicas no Fórum TechTudo

E a MIBR já está vivendo coisas novas. Depois da saída de cold, o atleta foi substituído provisoriamente pelo coach da equipe Wilton "zews" Prado e participou de dois campeonatos, a BLAST Pro Series Los Angeles e o IEM Chicago 2019. Além de jogar os torneios com mais ânimo (o que foi muito elogiado pela comunidade), a Made In Brazil surpreendeu a torcida ao chegar aos playoffs da competição em Chicago.

"Este é um momento de reconstrução. A saída do cold foi uma chamada para o time acordar. Como equipe, nós estamos mais unidos do que nunca", revela. TACO ainda atribui os resultados positivos do time a uma leveza da equipe. "A gente está jogando com o nosso treinador, né? Isso tira um pouco da cobrança pela vitória. Porque apesar do zews entender bastante do game, ele originalmente não atua como player. Então todos esses fatos fizeram a gente jogar mais leve, se divertindo, e funcionou".

O brasileiro também elogia Lucas "LUCAS1" Teles, e diz que o player tem contribuído muito para equipe jogar com mais energia. “Definitivamente o Lucas tem um impacto nisso. Ele é uma pessoa pra cima, muito positiva, e é muito bom estar ao lado de alguém assim”.

A ideia de TACO é que o substituto de coldzera tenha essa energia positiva e a vontade de vencer, mas que não carregue muitas cobranças. "É muito importante que esse novo jogador tenha vontade de ganhar, porque quando você ganha muitos torneios na sua carreira, você c

... hega a um ponto em que os objetivos diminuem. Trazer um jogador que ainda tem esse sonho pode ser o diferencial. Porque é contagiante, sabe? Acho que vai ter um efeito dominó para o resto do time se contagiar", finaliza.

O IEM Chicago 2019 começou na última quinta-feira (18) e terminou no domingo (21) e o TechTudo foi até EUA para acompanhar o evento de perto. Ao todo, o torneio reuniu oito times da Europa e América do Norte na briga por US$ 250 mil (R$ 992,6 mil em conversão direta). A grande campeã da competição foi a Team Liquid.

*A jornalista viajou a convite da Intel



>>> Veja o artigo completo no TechTudo