Quando o escândalo estalou em Maio, e a Huawei foi adicionada à afamada ‘Entity List’, a empresa rapidamente assegurou que tinha um sistema operativo alternativo, ao Android da Google. No entanto, nos últimos tempos, tem ficado cada vez mais óbvio que as coisas não são bem assim.

Nas últimas semanas não tem faltado ‘leaks’ a sugerir que o novo sistema operativo da Huawei, de seu nome ‘HongMeng OS’ é afinal mais rápido que o Google Android! Mas parece que o Vice Presidente sénior da empresa, veio agora clarificar afinal o que se passa com o software da fabricante.

O HongMeng OS não vai ser apresentado como uma alternativa ao Google Android… Ainda assim, vai ter várias aplicações

Portanto, o executivo da Huawei começou imediatamente por dizer que um Sistema Operativo tradicional conta com milhões de linhas de código. O HongMeng OS nem sequer se aproxima deste número.

Aliás, segundo estas declarações, aquele que deveria ser o salvador dos smartphones da Huawei… Nem sequer foi desenvolvido a pensar nos smartphones. Uma afirmação que é no fundo, muito estranha, quando andamos há quase 2 meses a ouvir maravilhar do SO. Ora leia:

“Um sistema operativo para smartphones, tem normalmente dezenas de milhões de linhas de código. Pois bem, o HongMeng tem muito menos… Provavelmente nas centenas de milhares. Por isso, tem uma latência muito mais baixa, que qualquer outro sistema operativo no mercado.”

Portanto, é fácil assumir que a Huawei quer continuar a apostar no Android!

Em suma, o HongMeng OS existe, é super rápido, e é uma aposta da Huawei. Mas não foi pensado para substituir os smartphones da empresa. Foi sim pensado para potenciar o próximo passo da fabricante, no mundo dos aparelhos IoT.

Dito isto, tenho a certeza que a Huawei se está a preparar para uma crise ainda maior que a atual, num futuro muito próximo… E por isso, já se está a preparar para dizer adeus à Google.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte