A chateação com telemarketing abusivo levou 1,267 milhão de brasileiros a ingressar no Não Me Perturbe, o novo cadastro nacional contra ligações para vender serviços de telecomunicações. O projeto envolve empresas do setor e a Agência Nacional de Telecomunicações. Em caso de irregularidade, a multa pode chegar a R$ 50 milhões.

Segundo a Anatel, a marca foi alcançada apenas três dias após o início do cadastro, na última terça-feira (16). Qualquer consumidor pode pedir que as operadoras de telecom interrompam as chamadas de telemarketing. O prazo para ativação é de 30 dias. Saiba como realizar o procedimento.

O Não Me Perturbe envolve as companhias Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo/Telefônica. A equipe de comunicação da Anatel esclareceu ao TechTudo que ficam proibidos os telefonemas para a promoção de serviços “não importando se elas são feitas pela própria prestadora ou por um agente terceirizado”.

A agência destaca que “serviços e produtos de setores não regulados pela Anatel não são abrangidos pela iniciativa”. Na prática, significa que bancos, financeiras, cartões de crédito, entre outras áreas da economia, podem continuar com a prática.

O Não Me Perturbe também não afeta mensagens SMS com divulgação de telefonia fixa e móvel, TV por assinatura e banda larga.

Ao menos um estudo comprova que o aborrecimento com telemarketing

... faz parte da rotina de muitos brasileiros. Num levantamento da Secretaria Nacional do Consumidor, 65% dos entrevistados afirmaram receber mais de dez ligações por semana. Quase metade dos telefonemas recebidos são feitos por sistema automatizado, popularmente identificado como “robô”.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo