O Huawei Mate 20 Pro, foi provavelmente, o melhor smartphone Android lançado em 2018! Trouxe consigo um novo e renovado SoC, que ainda equipa o topo de gama P30 Pro. Trazendo ainda consigo, um sistema de fotografia, que ainda hoje dá cartas no mercado. Portanto, depois de tantos meses, é normal que este smartphone esteja agora muito mais barato… Mas com a guerra Huawei vs Trump, o preço caiu muito mais que o esperado! Considerando que está muito mais barato vale a pena comprar este ou mais vale apostar no Galaxy S10+? 

Huawei Mate 20 Pro ‘Twilight’

Se leram a minha análise detalhada, é óbvio que o atual topo de gama da Huawei é um telemóvel poderosíssimo! Tem uma autonomia de fazer cair o queixo no chão, um ecrã excelente, e um sistema de câmeras simplesmente brutal.



Ainda assim, o design é no fundo, mais do mesmo…

Afinal de contas, como disse na análise, o Mate 20 Pro é uma espécie de fusão do Galaxy S9+ com o iPhone X. Isto num mercado que estava completamente saturado de ‘clones’ do smartphone da Apple.

Samsung Galaxy S10+ vs Huawei Mate 20 Pro

Em boa verdade, a Samsung foi fortemente criticada em 2018, devido à ‘reciclagem’ do design do Galaxy S8 e S8+… Contudo, em 2019, parece que as coisas mudaram muito, e para melhor, para a gigante Sul Coreana.

Na minha opinião, a família de smartphones Galaxy S10 é acima de tudo, uma lufada de ar fresco!



É verdade que não vai fazer nada de novo, em comparação com qualquer outro aparelho do mercado.

Portanto, vai conseguir ir ao Facebook muito rapidamente, vai meter fotos fantásticas no Instagram, e vai fazer chamadas e mandar mensagens como qualquer outro telemóvel.

Afinal, não é por acaso que o mercado de smartphones está em estagnação, mas vamos continuar…

No entanto, não é apenas o design que é uma novidade, o software é também um ponto muito forte!

No passado, a Samsung foi criticada, e até gozada, pela sua skin anteriormente denominada de ‘TouchWiz’, e mais recentemente conhecida por Samsung Experience… E bem!

É que apesar de ser recheado de funcionalidades, o ‘TouchWiz’ era um autêntico devorador de recursos, tornando a experiência de utilização num pesadelo.

Dito tudo isto, com o Galaxy S10, damos as boas vindas ao novo OneUI! É finalmente um prazer utilizar a interface de um topo de gama da Samsung, é tudo super rápido, intuitivo e eficiente.

Além disso, não existe qualquer bloqueio a ‘Launchers’ de terceiros, como o Nova Launcher.

Chego até ao ponto de dizer, que a Huawei precisa urgentemente de renovar o seu EMUI, para dar resposta a este esforço da sua rival Sul Coreana.

Então e a performance fotográfica do Galaxy S10+ em comparação com o Mate 20 Pro?

É inegável que o sistema de câmeras do Galaxy S10+ melhorou imenso em relação ao Galaxy S9+ do ano passado. Que por si só, já era um autêntico monstro da fotografia, apesar de ter ficado uns furos abaixo do P20 Pro, na altura do seu lançamento.

Contudo, quando meti as 6 fotos acima, no Instagram da Leak, para perceber quais é que faziam mais sucesso… O Mate 20 Pro ganhou as três sondagens! (Uma delas ganhou 88% vs 12%!)

Apesar deste resultado, não me parece que o Mate 20 Pro seja superior na qualidade fotográfica. Na minha opinião, o processamento de imagem da Huawei é que está a fazer diferença. E num mundo em que as fotos com filtros para o Facebook e Instagram reinam, a opinião dos consumidores vai sempre cair nestas imagens mais ‘trabalhadas’.



Mas na verdade, tanto na foto das flores, como na foto do meu cão Pluto, o Galaxy S10+ fez um excelente trabalho na captura de cor, criando fotos mais reais. Já no modo de noite, parece-me que a Huawei tem uma vantagem significativa.

Ainda assim, acho que finalmente, a Samsung conseguiu capturar alguma da magia, que metia antigamente nos seus smartphones, e que em 2018 parece que se perdeu

Huawei Mate 20 Pro vs Samsung Galaxy S10+: Conclusão

É inegável, que a Samsung sempre seguiu uma filosofia de design muito própria. Aliás, podemos ver pela maneira como fugiu da ‘Notch’, como o diabo foge da cruz.

Dito isto, o Samsung Galaxy S10+ que estou neste momento a utilizar como ‘daily-driver’, é uma máquina leve, compacta e com uma qualidade de construção absolutamente fantástica! (Algo que podemos verificar ver pelo muito recente teste de durabilidade que Jerry Rig Everything fez, e que eu não tenho coragem de replicar.)

Mas mais importante que tudo isto… É uma máquina, que pelo menos por enquanto, sinto que é algo novo! Algo que sinto ser diferente de tudo o que existe no mercado! A nível de design mas sobretudo de ‘feeling’ na mão.

Tudo isto, ao mesmo tempo que consegue oferecer uma performance impressionante. E que finalmente mete os processadores da Apple em sentido.

Em suma, é um telemóvel que volta a meter a rivalidade Samsung vs Huawei ao rubro! 


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!