Aparentemente, a ASUS acredita que pode adicionar suporte ao novo ‘standard’ PCI-E 4.0 às boards AM4 lançadas no ano passado. Ou seja, é bem provável que as motherboards ASUS X470 e B450, venham a ter um suporte ‘limitado’ à nova funcionalidade.

O que acaba por ser extremamente interessante!

Visto que a AMD ‘avisou’ que o suporte à funcionalidade, é um pouco perigoso, com uma possibilidade real de fragmentar severamente o mercado!

PCI-Express 4.0 nas motherboards AMD X470 e B450?

Portanto, a última vaga de atualizações às BIOS das motherboards lançadas em 2018, trazem a opção ‘PCIe Gen 4’ nas definições. E pelos vistos, todos os aparelhos que suportam o standard, ficam mesmo a funcionar às velocidades prometidas.

Isto significa, PCIe 4.0 no slot x16 para as placas gráficas, e também em um dos slots m.2 reservados para os SSD NVMe. (Slot ligado diretamente ao SoC)

Em baixo pode ver uma lista das motherboards ASUS que contam agora com suporte ao standard.

Bem, apesar da AMD ter dito que não aconselhava a adição da funcionalidade nos chipsets mais antigos… A verdade é que não bloqueou nada!

A ASUS quer deixar a escolha para o utilizador! Se deve ou não ligar o PCIe 4.0 nas definições da BIOS!

Assim, se as suas máquinas apresentarem um qualquer tipo de instabilidade, os utilizadores podem apenas limitar a BIOS à versão 3.0 do standard PCIe.

É que caso não saiba, além de outras coisas, as especificações da AMD para o chipset AM4 500, descreve PCBs com mais de 4 camadas, para uma boa performance PCIe e de memória. E claro, muitas das motherboards na lista, têm PCBs de 4 camadas.

Isto resulta mesmo?

Para testar se o PCIe gen 4.0 estava mesmo ativo, o site MyDrivers utilizou um dos novos SSD PCIe 4.0. Utilizando o slot M.2 de uma motherboard TUF B450M Pro Gaming. Curiosamente, os resultados são consistentes com aquilo que obtemos numa motherboard X570! Chegando à tão desejada velocidade de leitura de 5GB/s.

Uma velocidade que é simplesmente impossível de obter no ‘velhinho’ standard PCIe 3.0.

A AMD não está muito feliz com a ASUS

Em suma, o mesmo site que fez os testes, afirma também que a AMD não está muito feliz com esta jogada de marketing da ASUS. E por isso, está a fazer tudo por tudo, para bloquear a funcionalidade no micro-código AGESA.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte