Ark: Survival Evolved é um game de mundo aberto e sobrevivência lançado no PC, PS4, Xbox One, Switch, Android e iOS, com elementos multiplayer e ambiente 3D. O jogo chegou ao mercado em 2017 e, desde então, tem chamado a atenção por estar sempre no topo da lista dos mais vendidos do Steam, entre outras novidades que tem recebido de maneira constante – a exemplo de spin-offs e expansões, que chegam em várias plataformas. Conheça curiosidade sobre o título e de seu desenvolvimento, a seguir:

Inspirações

Ark: Survival Evolved é inspirado no filme Jurassic Park, de 1993, mas não só nele. Outra inspiração do game, segundo os produtores, também foi a animação Em Busca do Vale Encantado, que mostra um grupo de dinossauros tentando reencontrar seus pais. Os dois produtos foram sucesso durante os anos 90.

Sobrevivência ao máximo

Ark: Survival Evolved é um jogo conhecido por ser extremamente realista na simulação de sobrevivência – e às vezes é criticado por isso. Mas ele é realmente punitivo para os jogadores, neste sentido. Ele exige que você se preocupe com muitos pontos em seu personagem, até na respiração e fadiga, conforme explora a floresta mais densa, por exemplo. É um dos games mais realistas neste ponto, atualmente.

eSports

Ark: Survival Evolved ainda não tem cenário de eSports, por incrível que possa parecer. Porém, isso não quer dizer que os produtores não planejem algo do tipo. O jogo terá torneios em breve, com premiações que vão até US$ 50 mil - além de já existirem competições a nível amador. A ideia, contudo, é que os torneios sejam realizados somente online, com participação aberta a todos os jogadores.

Mais de 5 milhões

Você pode não ter ouvido falar nele, mas Ark: Survival Evolved é um enorme sucesso. O jogo já soma mais de 5,5 milhões de downloads no mundo todo. É um número considerável para um game independente e que não conta com o mesmo nível de marketing de outros sucessos. Para comparação, o jogo Spider-Man, do PS4, vendeu 3,3 milhões de unidades nos EUA.

176 criaturas

Ark: Survival Evolved conta, hoje, com 176 criaturas distintas entre seus cenários e fases. E não são apenas dinossauros, mas animais exóticos e outras raças mais comuns também. Entre os dinossauros, claro, temos bichos como Velociraptor, T-Rex, Triceratops e Brontossauros.

Versão VR

Para quem gosta de realidade virtual ou tem o equipamento correto, um spin-off de Ark: Survival Evolved foi lançado, no PC e PS4. Chama-se Ark Park e é focado em exploração de um literal “parque de dinossauros”, totalmente separado da versão original do game e de seu funcionamento específico.

Versão infantil

Outro spin-off de Ark: Survival Evolved que talvez você não saiba que existe é PixArk, um jogo de exploração de cenário e construção

... de objetos, mas voltado para um público mais infantil. Isto porque PixArk tem gráficos diferentes, lembrando Minecraft e LEGO.

A pior versão

Infelizmente a versão para Switch de Ark: Survival Evolved é considerada, oficialmente, a pior versão entre todas as outras. Os gráficos foram atualizados para serem compatíveis com o console e, por isso, estão em um nível muitíssimo abaixo dos outros. Se você quer jogar Ark em sua qualidade mais tradicional, opte pelas outras edições.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo