Fallout é uma série da Bethesda, a mesma dona de marcas como The Elder Scrolls e DOOM, que funciona como um RPG de ação, com visão em primeira pessoa e mecânicas de FPS – mas nem sempre foi assim! Nascida em 1997, a saga tem bastante coisa para contar sobre sua história, além de algumas curiosidades sobre sua produção, spin-offs e até games cancelados. Conheça as curiosidades de Fallout:

Origens isométricas

Pouca gente sabe, ou se lembra, mas os primeiros games da saga Fallout, que saíram ainda nos anos 90, tinham visão isométrica, e não em primeira pessoa. É aquela mesma visão que vemos em jogos como Baldur’s Gate e Diablo. Além disso, o jogo era mais focado na exploração e diálogos, apesar de também ter combates – porém em turnos bem definidos. Em suas origens, o jogo era muito distante do atual, em termos de controles.

GURPS

Outra coisa que quase ninguém sabe é que Fallout é um RPG que foi criado para utilizar o sistema GURPS, muito conhecido por quem joga RPG de mesa, de lápis e papel. Porém, o criador de GURPS, Steve Jackson, achou o game violento demais e desfez a parceria, forçando a produtora a mudar o nome do sistema do jogo para SPECIAL.

Quase 10 jogos

Hoje existem nove jogos da série Fallout, incluindo títulos mais recentes. São eles: Fallout, Fallout 2, Fallout 3, Fallout 4, Fallout Tactics, Brotherhood of Steel, Fallout New Vegas, Fallout Shelter e Fallout 76. Isso sem contar alguns outros spin-offs, claro.

Jogos de tabuleiro

A série também tem, pelo menos, quatro jogos de tabuleiro distintos: Fallout Warfare, Exodus, Fallout Wasteland Warfare e o mais recente, chamado apenas de Fallout. Todos são bem diferentes entre si e não possuem relação entre as regas – apenas entre o tema.

A grande bomba

Fallout 76, o mais recente game da série, é também considerado o seu pior e mais mal avaliado. O jogo é totalmente online e foi lançado com vários bugs e pequenos problemas de jogabilidade. Os fãs não ficaram satisfeitos, mas a produtora Bethesda promete continuar dando suporte e consertando o que for necessário para torná-lo uma boa atração.

Spin-off

A série de jogos Wasteland nasceu como um jogo original, muitos anos antes, mas chegou a ser considerado um spin-off oficial de Fallout. Questões de direitos autorais e falta de acordo entre estúdios fizeram com que ela se tornasse algo separado. Assim, hoje, Wasteland é uma saga própria, com várias sequências já lançadas, sem relação com Fallout a não ser pela temática pós-apocalíptica.

O MMORPG que nunca foi

Muito antes de Fallout 76, a Bethesda chegou a desenvolver um MMORPG de Fallout, da mesma forma que hoje existe The Elder Scrolls Online, em parceria com o antigo estúdio Interplay. Porém, esta versão trouxe uma série de disputas legais entre os dois estúdios. Além disso, o jogo também estava ficando massivo demais e pesado de produzir. Tudo isso levou Fallout MMORPG a deixar de existir.

Confusão de empresas

Justamente por conta de disputas judiciais, troca de produtoras e um certo abandono ao longo dos anos, Fallout passou pela mão de várias empresas, além da atual Bethesda. A série foi criada pela Interplay Entertainment, mas jogos da série também foram feitos pela Black Isle Studios, Micro Forté e também pela Obisidian Entertainment - que hoje já não faz mais nada com a série.

Referências culturais

Os primeiros jogos da série Fallout eram recheados de referências culturais e homenagens ao cinema, TV, livros e outros jogos. Os atuais também, mas em menor freq

... uência. Antigamente, as referências mais comuns envolviam a série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias e o seriado de humor Monty Python.

Jogos cancelados

Fallout também é uma marca conhecida por ter alguns jogos cancelados. Um deles foi no ano 2000, chamado de Fallout Extreme. Já Fallout Tactics 2 foi cancelado em 2001, como sequência do primeiro jogo da série. O game Fallout 3 começou a ser desenvolvido pela Black Isle com o nome de Van Buren, mas esta versão foi cancelada e a da Bethesda é que foi adianta. Por fim, além do já citado MMORPG, tivemos Fallout: Brotherhood of Steel 2 no hall de cancelamentos, em 2004.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo