O Facebook anunciou planos para lançar a moeda virtual Libra e a carteira virtual Calibra em 2020. Rumores sobre a criptomoeda surgiram no mês passado e a rede social confirmou o projeto nesta terça-feira (18). A Libra não se propõe a ser uma concorrente da Bitcoin. Trata-se de uma solução para pessoas que não têm conta bancária realizarem transações, como transferências e pagamentos, com taxas acessíveis e não abusivas.

A moeda digital será gerenciada a partir da carteira virtual do Facebook, a Calibra. Ela estará acessível a partir de um app à parte e também dentro do Messenger ou WhatsApp "da mesma forma que você envia uma mensagem ou uma foto", explica o site dedicado à iniciativa. O Facebook detalhou que a carteira está no processo inicial de desenvolvimento e deve ser lançada junto com a moeda Libra em 2020.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A criptomoeda faz parte de um projeto da Associação Libra, entidade de código aberto que planeja estabelecer uma moeda global para “reinventar dinheiro e transformar a economia mundial para melhorar a vida das pessoas”. Empresas como Uber, eBay, PayPal, Spotify e Visa participam da instituição, com estimativas de investimento de pelo menos US$ 10 milhões no projeto por cada uma. O Facebook, assim como as outras empresas associadas, está afiliada à Libra e terá direito a voto único ao tomar decisões — ou seja, a rede social não tem completo poder sobre a moeda virtual.

Diferente da Bitcoin, a Libra não é especulativa. A moeda virtual tem a proposta de ser um dinheiro digital, com uma reserva de ativos concreta que será alimentada pelas empresas afiliadas à Associação Libra.

O Facebook planeja fundar uma subsidiária chamada Calibra para administrar as transações bancárias em Libra, de forma que as informações financeiras fiquem separadas dos dados de usuários na rede social. A empresa promete que as atividades na carteira virtual não serão usadas para sugerir publicidades no Facebook ou no Instagram, e que está em contato com especialistas em privacidade para lançar um produto seguro, privado e de fácil uso.

De acordo com nota do Facebook, a carteira virtual aplicará os mesmos métodos de segurança e anti-fraude usados por bancos e cartões de crédito. Além disso, a Calibra contará com sistemas automatizados para monitorar a atividade de usuários e detectar casos de comportamento suspeito.

A rede social planeja novos recursos para a carteira virtual no futuro, como pagamento de contas em um click ou com

... pras a partir do escaneamento de códigos. Interessados podem configurar notificação via e-mail para serem informados quando a Calibra estará disponível por meio do site: calibra.com


>>> Veja o artigo completo no TechTudo