Em Overwatch, as partidas de colocação, ou MD10, são fundamentais para os jogadores que participam das ranqueadas no jogo da Blizzard. Assim como em League of Legends (LoL), Hearthstone e Rainbow Six: Siege (R6), a MD10 de Overwatch testa a habilidade dos jogadores no início das temporadas competitivas. Ao final de dez partidas, os players são classificados no ranking de acordo com o número de vitórias, derrotas e desempenho individual. Veja, a seguir, o que é a MD10 e o porquê ela é importante.

Por que a MD10 é importante?

Ao iniciar a carreira competitiva em Overwatch, o jogador deve disputar dez partidas de posicionamento. A MD10 irá garantir o skill rating (Classificação de Habilidade) inicial dos jogadores. Esse número vai de um a cinco mil e separa os players em rankings, como Bonze, Prata, Ouro, Platina, Diamante, Mestre, Grão-mestre e Top 500. O sistema de pareamento reune jogadores de mesmo nível para proporcionar partidas mais equilibradas e justas.

Por ser diferente do Jogo Rápido ou da Contenda Semanal, o Jogo Competitivo não está disponível de imediato. Para jogar uma partida ranqueada em Overwatch é preciso atingir o nível 25. Feito isso, o Jogo Competitivo será desbloqueado. Neste modo é possível disputar partidas em time ou solo.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Quando jogar

Uma vez desbloqueado, o Jogo Competitivo pode ser acessado pelo botão “Jogar” no menu principal. A opção ”Jogo Competitivo” deve ser selecionada no menu secundário. O sistema então começará a buscar jogadores para começar uma partida.

O Jogo Competitivo é composto de temporadas que duram dois meses e meio cada uma. Durante uma season o jogador pode aumentar o seu rating até chegar ao ponto mais alto do ranking da região antes dele ser reiniciado (ou resetado). Ao fim da temporada é feita uma pausa de duas semanas, e a nova season começará em seguida. Novamente os jogadores deverão disputar a MD10.

Como o Rating é calculado, e por que ele é importante

O skill rating tem o objetivo de tornar o pareamento mais justo, e as partidas mais equilibradas. Após ganhar o rating inicial, o jogador pode fazer ele aumentar ou diminuir. A proporção de ganho ou de perda é influenciada por fatores como rating médio de cada time, taxas de vitória dos heróis em certos mapas e a performance do jogador e do seu time. Se a partida terminar empatada, os jogadores não ganham rating.

...

Em Overwatch, o rating vai de um a cinco mil. O quão maior ele for, maior será a classificação do jogador no ranking, e maior será a sua patente. As patentes são representadas por insígnias de diferentes cores, e o Rating de cada jogador é exibido ao lado da sua imagem. Saiba como funcionam as patentes e a pontuação de rating relativa a cada uma delas.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo