Resident Evil 5 é uma das versões mais populares da série de horror da Capcom, e está comemorando 10 anos de seu lançamento oficial nos consoles e PCs. O tempo passou, mas o título protagonizado por Chris e Sheva continua em alta entre os fãs da franquia, e tem uma história recheada e interessante. Confira as principais curiosidades sobre Resident Evil 5:

Polêmica com racismo

Logo depois de ser lançado, Resident Evil 5 foi pivô de uma grande polêmica envolvendo os vilões do game e um possível caso de racismo por parte da Capcom. O problema é que ao invés de eliminar os tradicionais zumbis, marca registrada da série, Chris e Sheva enfrentam personagens negros infectados por um vírus.

A Capcom tratou de minimizar o incidente, citando a protagonista Sheva e o agente Josh Stone, que têm papéis importantes na trama, e também são negros. Uma discussão similar também chegou a rodear a quarta versão de Resident Evil, que se passa na Espanha.

Jogo mais vendido da franquia

Lançado originalmente em março de 2009, o game é o mais vendido da história da franquia, com mais de 11 milhões de unidades separadas entre o PlayStation 3 e Xbox 360, além das versões por download.

Os números ultrapassam outros títulos badalados da série, como Resident Evil 2, 4 e 7, versão mais recente da franquia de horror da Capcom, que já vendeu 6.1 milhões de cópias entre PlayStation 4, Xbox One e PC.

Multiplayer de sofá

Diferente dos títulos anteriores da série, Resident Evil 5 trouxe como grande novidade a possibilidade de curtir a sua campanha completa acompanhado de um amigo, controlando a personagem Sheva. O grande charme fica por conta do modo em tela dividida, que dispensa a necessidade de um segundo console ou conexão com a internet.

Nos PCs o modo cooperativo chegou a enfrentar alguns problemas e ficar desabilitado, exigindo o uso de um mod para seu funcionamento, Felizmente isso foi corrigido, e hoje é possível jogar normalmente.

Conteúdo reciclado em Resident Evil 6

Resident Evil 5 foi um grande sucesso entre os fãs da franquia, mas o mesmo não pode ser dito de RE6, que é considerado um dos piores da série principal da Capcom. Para piorar a situação, arquivos de conceito da versão beta de RE5 foram reaproveitados no seu sucessor, e flagrados pela comunidade de jogadores.

Ruínas submersas, criaturas gigantes e até mesmo um chefe bastante similar ao visto na versão de testes de Resident Evil 5 foram parar no novo game, criando uma situação bastante constrangedora para os desenvolvedores.

Ausência de Shinji Mikami

Principal mente criativa por trás de Resident Evil, Shinji Mikami não fez parte da equipe de desenvolvimento de RE 5, o que ajuda a explicar as diferenças de estilo e caminhos seguidos no game em relação a seus antecessores.

Em entrevistas, o diretor chegou a afirmar que não jogaria o novo game da série por não concordar com os rumos criativos tomados após sua saída da Capcom. Mais recentemente, Resident Evil 6 também foi alvo de críticas do desenvolvedor.

Modo Mercenaries

Retornando após o sucesso em Resident Evil 4, o modo Mercenaries garante diversão extra para os jogadores que já terminaram o game, e podem recrutar amigos (online ou offline) para jogar partidas onde o objetivo é conseguir muitos pontos.

É possível escolher os personagens e regiões do mapa de cada jogo, e criar estratégias avançadas com rotas específicas para melhorar o seu desempenho. O modo está disponível para todas as versões e é um dos destaques do pacote.

Trailer com zumbis

Muito antes de seu lançamento, quando foi revelado pela pri

... meira vez em 2005, Resident Evil 5 parecia um game completamente diferente. A mudança pode ser conferida no primeiro trailer do jogo, onde é possível ver cenas que pouco têm a ver com o game final.

O que chama mais a atenção é a presença de zumbis, que se parecem bastante com os vistos em jogos mais antigos da série, e que ficaram completamente de fora do game de 2009. O protagonista Chris também parecia menos forte, lembrando suas versões mais tradicionais.

Mod de personagem nua

Resident Evil 5 também ficou marcado como o primeiro game da franquia a ter um Mod de nudez popularizado. A modificação ilegal deixava a personagem Sheeva completamente nua durante todo o jogo nas cenas de gameplay. Hoje em dia, já é quase uma "tradição" esse tipo modificação em jogos da franquia.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular



>>> Veja o artigo completo no TechTudo