Uma falha no Spotify pode fazer o app ficar fechando sozinho. Algumas razões podem levar ao comportamento irregular, como a falta de atualização do serviço e a baixa velocidade da Internet, por exemplo. O problema atinge a modalidade Free (grátis) da plataforma de música em celulares Android e iPhone (iOS), de acordo com os depoimentos registrados no fórum oficial do player.

Para ajudar os usuários prejudicados com a situação, o TechTudo preparou uma lista com alternativas simples que podem ser aplicadas para identificar a procedência do erro. Atitudes como a reinstalação do aplicativo e a retirada do cartão SD também podem solucionar a questão. Vale lembrar que o Spotify também oferece as versões Premium, com todos os recursos, por R$ 16,90 mensais; e Lite, plataforma grátis e mais econômica do streaming exclusiva para o sistema operacional do Google. Veja a seguir como corrigir o bug e recuperar as funções do Spotify.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. ATUALIZE O APP

No Android

Abra o Google Play e use o campo de busca para encontrar o Spotify. Em seguida, o app aparecerá com a alternativa "Atualizar" e, então, toque nesta opção. Após o processo, a plataforma vai te oferecer a sugestão de "Abrir". Esta orientação serve para os aparelhos em que a atualização automática não esteja ativada – quando conectado à rede Wi-Fi.

No iOS

O mesmo ocorre para os usuários do iPhone. Abra a App Store e vá em "Atualizações", no canto inferior direito. Em seguida, encontre o Spotify e toque em "Atualizar". Após o processo, a plataforma vai te oferecer a sugestão de "Abrir".

2. REINSTALE O SPOTIFY

Outra opção é desinstalar o serviço e instalar novamente. Vale lembrar que a ação altera a experiência no player: todas as músicas salvas para ouvir offline precisarão ser baixadas novamente.

No Android

Para desinstalar o Spotify, pressione o ícone do app e arraste-o para a lixeira ao lado de "Uninstall" ("Desinstalar"). Após isso, vá até a loja oficial Google Play e instale novamente a plataforma.

No iOS

Para excluir o aplicativo do sistema da Apple, mantenha-o até o ícone começar a se "tremer". Em seguida, toque no "x" localizado no canto superior esquerdo do símbolo. Por fim, selecione "Apagar". O Spotify pode ser reinstalado a partir do download na App Store.

3. VERIFIQUE A CONEXÃO DE INTERNET

O funcionamento da Internet também pode influenciar no comportamento da plataforma de música. Para checar essa hipótese, teste o app conectado a uma rede Wi-Fi. O usuário vai precisar desativar a conexão por 30 segundos do dispositivo e depois vinculá-lo novamente. Caso seja uma conexão móvel, verifique se há dados suficientes junto com a operadora telefônica. Para a execução do sistema é recomendado o uso de uma Internet com, no mínimo, conexão 3G. O sinal fraco pode ser um dos motivos para que o aplicativo feche ou deixe de reproduzir as músicas.

4. RETIRE OU FORMATE O CARTÃO SD

Outra medida que pode ser útil é a retirada do cartão SD, seguido de um teste para saber se o Spotify atua sem o dispositivo. O recurso de memória tem se tornado pouco usado em novos modelos de smartphone. Além disso, para executar o player, o cartão precisa ter – no mínimo – 1 GB de capacidade disponível. Uma alternativa é verificar se o cartão está posicionado corretamente no suporte. Por fim, se nenhuma dessas opções funcionarem, vale formatar o dispositivo SD.

... iv>

Disponível apenas para o sistema Android, o card pode ser pelo próprio celular. Basta ir em "Configurações" e selecionar "Armazenamento". Com esse caminho, será exibida a opção referente ao cartão SD e a partir dela será possível formatar o material (veja como fazer).

Caso nenhuma das alternativas sirvam para o retorno do funcionamento, acesse o perfil de suporte do Spotify no Twitter (@SpotifyCares) e faça sua reclamação. Os fabricantes do aparelho podem ser contatados para saber da chance de incompatibilidade do smartphone com o aplicativo.

Via Spotify (1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7)

Qual é o melhor streaming de música? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo