A AMD anunciou, no último domingo (6), novos processadores para notebooks. A novidade chega pouco antes da CES 2019, evento de tecnologia que acontece entre 8 e 11 de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos. Entre os lançamentos está a nova geração dos Ryzen 3000 para notebooks e chips Athlon, voltados para produtos de entrada.

Além disso, a empresa chega pela primeira vez nos Chromebooks, com uma nova linha de APUs da série A. Segundo a fabricante, as novidades devem aparecer em lançamentos de grandes marcas ao longo do primeiro trimestre do ano.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Os novos Ryzen chegam com o reforço de uma arquitetura Zen revisada, que promete capacidade de processamento até 52% superior à geração anterior das CPUs. Os modelos são acompanhados de GPUs Vega, contando com a mesma tecnologia das placas Radeon Vega 64. A fabricante afirma, por exemplo, que o Ryzen 7 3700U é 29% mais rápido que o Core i7 8550U para edições de vídeo.

A AMD promete ainda que autonomia não deve ser um problema em modelos equipados com seus novos produtos. A marca fala em cerca de 10 horas de energia para assistir a vídeos, tempo que vai variar de acordo com as especificações do computador.

O único dual-core da linha é o Ryzen 3 3200U, contando com velocidades de 2,6 a 3,5 GHz e com placa de vídeo Vega. Embora não classifique esses processadores como gamers, a AMD ressaltou que os Ryzen 7, equipados com mais núcleos Vega, devem rodar sem problemas títulos de esports com gráficos menos exigentes, como Fortnite e Rocket League, entregando mais de 60 frames por segundo em resolução HD.

Outro destaque fica por conta dos modelos Ryzen 5 3550H e Ryzen 7 3750H. Esses processadores contam com TDP a 35 Watts, e devem ser as opções da fabricante para workstations móveis e notebooks gamer, mais ou menos na mesma linha dos processadores da Intel com "H" no nome.

Além do Ryzen 3, a marca também anunciou para o mercado de entrada o Athlon 300U, processador dual-core com velocidades de 2,4 a 3,3 GHz. Assim como os outros chips, o modelo vem equipado com GPU Vega de três núcleos de 1.000 Mhz de velocidade.

AMD nos Chromebooks

A AMD decidiu criar uma nova linha de APUs da série A para os Chromebooks, marcando a chegada da marca a dispositivos desse tipo. Serão dois modelos: o A6 9220C e o A4 9120C.

O primeiro é o mais avançado, contando com dois núcleos e chegando a velocidades entre 1,8 e 2,7 GHz. A APU traz ainda uma antiga GPU Radeon R5, que pode chegar aos 720 MHz. O segundo modelo também é dual-core, com velocidades entre 1,6 e 2,4 GHz. O chip também traz uma GPU básica, a Radeon R4, com 600 MHz de velocidade.

Ac

... er e HP já revelaram os primeiros Chromebooks do mercado a usarem os processadores da AMD. Vale lembrar que o formato de APU era dominado, até então, pela Intel, concorrente direta da marca.

Existe "gargalo" entre processador e placa mãe? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo