A Google Play oferece aos usuários de celulares Android várias funcionalidades "secretas" que podem ajudar no dia a dia, além da loja de aplicativos. Na plataforma é possível testar conteúdos antecipadamente com o "Acesso antecipado" da versão Beta, limitar o acesso de crianças ao aparelho com o controle parental e conhecer os games alternativos do Espaço Indie, por exemplo. Outra opção útil é o pedido de reembolso para os casos de compras indevidas. Para apresentar mais recursos interessantes da loja oficial do Google, o TechTudo preparou a lista a seguir com dez truques e funções escondidas da ferramenta.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Instale apps no celular pelo PC

A Google Play permite aos usuários navegarem na loja de aplicativos pelo computador e instalarem aplicativos no smartphone de forma remota. O recurso pode ser prático para quando o aparelho não estiver por perto, por exemplo. A realização do procedimento é simples, basta acessar o site (play.google.com) pelo navegador — Google Chrome ou Firefox, por exemplo — e logar a mesma conta usada no serviço do telefone, ir até a seção "Apps", escolher um aplicativo e clicar no botão "Instalar" para concluir. Caso mais de um dispositivo esteja conectado em sua conta, será preciso selecionar o aparelho desejado.

2. Filmes, músicas, livros e audiobooks disponíveis

A loja virtual do Google vai além dos apps e jogos. Nem todos os usuários sabem, mas a plataforma também vende filmes, músicas, livros e audiolivros. No aplicativo, as seções ficam disponíveis no menu à esquerda, acessado por meio do botão com três tracinhos. Os filmes podem também ser alugados, a preços menores. Antes de comprar um eBook ou um audiolivro, é possível ler ou ouvir uma amostra grátis. Quanto à seção musical, dá para adquirir álbuns inteiros ou faixas únicas.

3. Vale-presentes

O vale-presentes da Google Play pode ser uma opção para presentear um amigo. Com créditos na loja, ele poderá escolher os apps, jogos ou conteúdos que quiser. Caso queira dar uma lembrança diferente, você pode encontrar os vales em grandes lojas físicas do varejo, geralmente próximo aos caixas ou em quiosques de autoatendimento. Os cartões contêm códigos que carregam o saldo de uma conta. Os valores variam entre R$ 15 e R$ 100 e, para usar o cupom, basta clicar em "Resgatar" no menu lateral do aplicativo.

4. Espaço Indie

O Espaço Indie é uma seção com jogos modernos de desenvolvedores alternativos, que geralmente não têm muita visibilidade. De fato, eles ficam meio "escondidos" e por isso, pelo celular Android, pesquise "Indie Corner" na busca do Google. O primeiro resultado irá direcioná-lo ao segmento de games independentes dentro do app da Google Play. Vale conferir e descobrir os lançamentos mais revolucionários, os favoritos do momento e todas as novidades do universo indie.

5. Apps experimentais

Uma adição recente na Google Play é o espaço de aplicativos Beta. Na aba "Página inicial", deslize em direção à direita, no menu logo abaixo, até encontrar "Acesso antecipado". Neste espaço são disponibilizados gratuitamente apps e jogos em desenvolvimento para você testar e deixar sua opinião. Mais tarde, depois de lançados, muitos são pagos e fazem sucesso com o público.

6. Controle parental

Para quem tem filhos ou costuma emprestar o celular para crianças, o controle parental da loja do Google pode ser bastante útil. O recurso coloca alguns limites na utilização do serviço e evita, por exemplo, a compra indesejada de itens no cartão de crédito, o acesso a jogos violentos o

... u mesmo o uso de apps perigosos para os mais novos. Caso queira ativá-lo, acesse "Configurações" e siga até "Controle de pais". Ao ligar a opção, crie um código PIN que será solicitado toda vez que um download for realizado.

7. Reembolso fácil

Nos casos em que as restrições parentais não foram colocadas e houve uma compra indevida, a situação pode ser revertida. Para isso, é preciso descobrir o engano em menos de duas horas e, assim, solicitar o reembolso sem qualquer justificativa. Na página do aplicativo em questão —nesse intervalo de tempo — ficará disponível o botão "Reembolso". A dica vale também para arrependimentos, após pagar por um app que frustrou as expectativas.

8. Escolhas dos editores

Pode ser difícil encontrar o app certo para uma determinada função no meio do enorme acervo da Google Play. Uma opção eficaz é confiar nas seleções feitas pelos editores da loja, por exemplo. Há uma variedade de listas temáticas com aplicativos e jogos de qualidade, eleitos por especialistas. Basta acessar "Escolha dos editores" no menu superior da tela de início do app e então, escolher entre as opções avaliadas.

9. Histórico de pedidos

Baixar apps, fazer assinaturas e comprar conteúdos pode dificultar o encontro de algum recurso adquirido. A boa notícia é que um histórico de tudo isso, inclusive os downloads gratuitos, fica à disposição dentro da loja. Para visualizar, acesse "Conta" no menu lateral e, em seguida, "Histórico de pedidos". A lista reúne todos os itens baixados e o preço ao lado.

10. Atualizações automáticas

O usuário pode decidir seus aplicativos vão ser atualizados automaticamente, tanto na rede Wi-Fi quanto na 3G/4G. Fique atento a essa configuração para se prevenir contra gastos desnecessários de dados móveis. A função se encontra nas "Configurações" do aplicativo. Vá em "Atualizar apps automaticamente" e escolha se prefere baixar sempre os updates, apenas por Wi-Fi ou manualmente.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo