As baterias dos grandalhões Galaxy Note 9 e iPhone XS Max foram colocadas à prova em um teste realizado pelo canal do YouTube PhoneBuff, especializado em comparativos. O celular da Samsung sagrou-se o grande campeão do desafio após uma série de atividades com o auxílio de um braço robô. O equipamento é capaz de fazer um telefonemas, checar e-mails, usar apps de mensagens e redes sociais, jogar games, entre outros.

No momento em que smartphone da Apple ficou completamente sem carga, o da fabricante sul-coreana ainda contava com 37% de energia.

Quer comprar Galaxy Note 9 com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Apesar da bateria do Galaxy Note 9 ter capacidade de 4.000 mAh contra 3.174 mAh no iPhone XS, acreditava-se que o moderno processador Apple A12 Bionic poderia compensar a diferença de quase 20%. Não foi o que aconteceu: o único desafio no qual a maçã se saiu na frente foi o primeiro, no qual foi simulado um telefonema de um hora de duração. O braço mecânico cobria o sensor de proximidade e descobria a cada 30 segundos, a fim de simular uma pessoa falando de verdade ao telefone.

Ao final da ligação, o XS havia consumido 3% da carga contra 5% do Note 9. Depois disso, o triunfo foi todo da marca sul-coreana. No segundo teste, o equipamente simulou troca de mensagens com um chatbot, também durante o período de uma hora. Ao final, o aparelho Samsung tinha 86% de bateria contra 84% da Apple, o que indica que o consumo do segundo foi 4% maior.

Na quarta rodada, o robô agiu como uma pessoa verificando seus e-mails. Sendo assim, atualizou a caixa de entrada, abriu as mesmas mensagens e rolou a tela em ambos os telefones. Após 60 minutos, verificou-se 78% de bateria no Note 9 contra 71% do rival.

A diferença aumentou ainda mais após a ferramenta mecânica realizar a navegação em cem websites, simular a utilização de uma pessoa durante uma hora no Instagram e assistir vídeos no YouTube pelo mesmo período de tempo nos dois celulares. Ao final desses três testes, o iPhone XS Max contava com somente 19% de carga, enquanto o oponente ostentava 59%.

O arremate aconteceu quando a máquina simulou uma partida do jogo Alto’s Adventure nos dois aparelhos, mais uma vez durante uma hora. Nem mesmo o chip de 7 nanômetros foi capaz de ajudar o dispositivo da Apple, que terminou o desafio com somente 1% de bateria, contra 38% do telefone da Samsung.

Por fim, os dois smartphones foram submetidos ao uso do Google Maps: o XS Max suportou a atividade por quatro minutos, quando, finalmente, desligou. Já o Note 9 conservava ainda 37% de energia, sagrando-se o vencedor do duelo de baterias.

Essa foi a primeira vez que o PhoneBuff utilizou o braço mecânico para realizar testes de bateria. Os recursos permite executar exatamente as mesmas ações, de forma igual, nos dois aparelhos e já havia sido usado, no mês passado, em um comparativo de velocidade entre os mesmos celulares. Além disso, de acordo com os realizadores, as avaliações foram feitas em um “ambiente com temperatura controlada, com as telas e al

... to-falantes calibrados, “a fim de mais precisos”.

Vale lembrar que, no review feito pelo TechTudo, o smartphone da Samsung também se destacou por sua bateria de sobra. O Galaxy Note 9 resistiu por 22 horas seguidas, utilizando redes sociais e aplicativo de e-mail, streaming de vídeo por uma hora (com brilho da tela em 75%) e transmissão de música online.

Qual é o melhor celular à venda no Brasil? Descubra no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo