O Photoshop CC 2019 foi oficialmente anunciado nesta segunda-feira (15) e trouxe compatibilidade com o iPad, além de diversas funções que devem facilitar a vida de quem não é profissional na edição de imagens. O lançamento aconteceu no evento anual da fabricante, Adobe Max, em Los Angeles, e o TechTudo conversou com um especialista da área para entender quais funções do novo Photoshop podem ajudar os usuários não-profissionais.

"Existem tantas pessoas que não são experts usando o Photoshop, que nós estamos tentando fazer com que ele seja mais simples para esses usuários", explicou Stephen Nielson, Gerente de Produto Sênior do Photoshop. Confira a seguir as funções que devem ser mais usadas por quem mexe no Photoshop para editar imagens pessoais, fazer um convite de aniversário, um projeto para a empresa ou um trabalho da escola — ou seja, as pessoas "comuns".

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Photoshop no iPad

A chegada do Photoshop ao iPad é considerada pela empresa como "uma revolução". Isso porque não se trata de uma versão simplificada do software para rodar em um aparelho mobile. "É o Photoshop real, com o mesmo código-base", garante Nielson. "Nós estamos muito animados em trazer o mesmo programa para o iPad, assim, você pode migrar entre os aparelhos sem perder nenhum dado".

Ao abrir o programa no tablet da Apple, o usuário poderá ver os arquivos PSD sincronizados na nuvem e continuar o que começou no PC, além de encontrar as mesmas ferramentas e opções do computador. No futuro, o Photoshop deve chegar a outros dispositivos móveis também. No iPad, ele estará disponível no ano que vem.

2. CTRL + Z infinito

Durante o anúncio do Photoshop 2018 no Adobe Max, uma nova função animou a plateia — e para o gerente de produto, trata-se de uma "grande melhoria". O comando "CTRL+Z" (no Windows, e "CMD+Z" no macOS), que serve para desfazer uma ação, não está mais limitado a ser usado uma única vez. Assim como em qualquer outro software, no novo Photoshop, o usuário pode desfazer o que quiser quantas vezes for necessário — em versões anteriores, era necessário abrir a janela "Histórico" e encontrar o ponto da edição ao qual gostaria de voltar.

3. Mantendo a proporção das imagens

Outro recurso que irrita os usuários é ter que pressionar a tecla Shift enquanto arrasta a borda da imagem para aumentar ou diminuir seu tamanho. Se não fizer isso, a figura perde a proporção e fica distorcida. O Photoshop CC 2019 acaba com essa dificuldade e a ferramenta "Transformar" vai, por padrão, manter a dimensão das imagens.

"Quando o usuário seleciona uma imagem para movê-la", lembra Stephen, "um ponto aparece no meio. Muitos iniciantes arrastam o chamado ponto de referência e a imagem não sai do lugar. Agora ele está escondido e isso, certamente, vai ajudar".

4. Objetos que somem

A função chamada Content-aware fill (Preenchimento sensível ao conteúdo, em português) permite deletar objetos da imagem de um jeito fácil e rápido — útil para tirar pessoas indesejadas de uma foto, por exemplo.

Essa feature já existia, mas era totalmente automática. No Photoshop CC 2019, ela fica mais esperta com o uso de inteligência artificial. Quem quiser usar a ferramenta, pode, agora, aplicar o preenchimento automático em uma área, mas também corrigir os pixels estranhos ou fora de contexto, dando uma "ajuda" à inteligência artificial. Como explicou Nielson ao TechTudo, "a ferramenta de preenchimento é ótima, mas não faz tudo certo o tempo todo. Com essa nova ex

... periência, podemos guiar o computador e direcionar o algoritmo, ensinando a máquina o que fazer".

5. Preencher espaços com imagens

Uma nova função chamada Frame Tool (Ferramenta de Quadros, em português) permite criar máscaras de um jeito mais simples. O usuário pode criar um espaço reservado e arrastar uma imagem para dentro dele. Essa imagem vai se ajustar automaticamente à forma. Podem ser figuras geométricas ou até palavras. Basta criar uma camada de texto, convertê-la em um quadro, usando o menu do botão direito do mouse no painel "Camadas", e adicionar a imagem. Caso haja uma figura nesse espaço, a nova imagem arrastada vai substituir a anterior, poupando tempo e trabalho.

6. Usabilidade

Há também algumas funções que parecem óbvias, mas que não existiam no Photoshop até então, como clicar fora do texto para arrastá-lo como se fosse uma imagem. Antes, era preciso clicar na ferramenta "Mover" para fazer isso (aquela setinha no topo do menu lateral). Editar o texto também está mais simples. Não é mais necessário clicar no "T" do menu. Basta clicar duas vezes na palavra e pronto.

Como usar o Photoshop?

O Photoshop também conta com apps mais simples e grátis, disponíveis para celular Android e iPhone (iOS), como o Photoshop Fix e Photoshop Mix. Eles não contam com todas as funções do programa completo, mas Nielson garante que as novidades de 2019, em breve, também deixarão os apps mais inteligentes.

Para garantir a versão completa do programa no computador, é preciso fazer a assinatura do programa, que custa R$ 35 por mês. Quem já é usuário do pacote de softwares Adobe Creative Cloud receberá automaticamente a atualização. Para acessar no iPad, é preciso esperar o lançamento, marcado para 2019.

*A jornalista viajou para Los Angeles a convite da Adobe

Photoshop ou Lightroom; quando usar um ou outro? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo