O Dia Internacional do Consumidor acontece neste domingo (15) e, para marcar a data, a Intel Security apresentou algumas dicas para fazer suas compras na Internet com mais seguran?a. Em ocasi?es em que o ?ndice de acesso aumenta, ? poss?vel o internauta se deparar com sites falsos e demais tipos de golpes online. Para evitar a dor de cabe?a mais tarde, veja a lista com nove sugest?es de seguran?a.

Google Flights: 8 dicas para achar voos baratos e comprar passagens a?reas

Conhe?a essas dicas do Intel Security e fa?a suas compras online com mais seguran?a (Foto: Pond5)

1) Consulte e verifique os dados e a reputa??o da loja

Antes de sair comprando em qualquer loja online ? importante conferir na rede por informa??es mais detalhadas da empresa. Para come?ar o internauta pode olhar na p?gina do PROCON ou em uma busca na Internet por reclama??es de outros compradores. ? preciso estar atento para esses dados. Tamb?m ? importante conferir o n?mero de CNPJ, verificar endere?o e se a loja tem telefone para contato. Desconfie se n?o houver essas informa??es na p?gina.

2) Pesquise sobre as pol?ticas da empresa

Normalmente as pol?ticas da empresa ficam disponibilizadas em uma p?gina dentro da loja virtual, na qual os internautas podem conferir as regras, responsabilidades e regulamenta??es que voc? est? aceitando ao comprar naquele site. Veja se as informa??es est?o dispon?veis e sempre confira o valor da taxa de entrega, para a comprar n?o sair mais cara do que o planejamento.

3) Pague com cart?o de cr?dito

O pagamento feito por meio do cart?o de cr?dito cont?m mais garantias de prote??o contra fraudes e cobran?as incorretas em compara??o com os cart?es de d?bito ou boleto banc?rio, que n?o tem um ?mediador? para controlar as a??es da loja. Al?m disso, caso tenha algo errado, ou algum d?bito extra, voc? poder? cancelar a compra antes que seja tarde demais. Outra op??o ? utilizar um servi?o de pagamento online, como o PayPal.

4) Desconfie de ofertas boas demais?

A promo??o est? com pre?o muito abaixo do mercado? Ent?o vale conferir para n?o cair em uma cilada. Segundo pesquisa do Zoom, em busca de seguran?a 92% dos consumidores questionados disseram que desconfiam quando o pre?o de um produto est? muito abaixo do que o praticado pelo mercado.?

Muitos golpes s?o disseminados via e-mails, que apresentam produtos com pre?os muito baixos, mas na verdade redireciona para uma p?gina falsa, ocasionando roubo de dados dos usu?rios ou at? apresentar problemas mais tarde. Portanto, confira no site oficial o pre?o e mesmo assim verifique a credibilidade da loja.

5) Suspeite de sites e e-mails mal configurados

Recebeu um e-mail suspeito? Ent?o trate de ignorar a oferta. E-mails de golpes podem apresentar uma estrutura desorganizada, ou que abrem de forma inapropriada na tela do seu computador, com imagens fora de lugar, por exemplo. Al?m disso, note se h? algum erro de ortografia. O Gmail apresenta recursos para denunciar ataques phishing ou golpes desse tipo para ajudar no combate aos cibercriminosos. O Outlook.com tamb?m tem uma fun??o nesse estilo, para golpes e ataques hacker.

6) N?o compre a partir de ofertas recebidas por e-mail

Mesmo que a promo??o pare?a imperd?vel, tome cuidado com ofertas recebidas por e-mail e evite fazer compras por meio dessa p?gina redirecionada. Sempre prefira acessar o site oficial da loja e buscar pelo produto. Caso o pre?o seja real, ele estar? dispon?vel no estoque. Esse ? um dos m?todos para cibercriminosos aplicarem golpes phishing, que mandam o usu?rio para uma p?gina falsa, na qual roubam dados pessoais e banc?rios, al?m de poder ocultar um v?rus na mensagem. Ent?o vale n?o clicar nesses links, mesmo sendo recebidos por e-mail ou mensageiros.

7) Crie diferentes senhas para cadastros online

... >

? importante criar senhas diferentes para cadastros online. Dessa forma os hackers ter?o mais dificuldades para acessar suas contas em lojas diversas. Para ajudar, pense em um c?digo mais elaborado, com n?meros, caracteres especiais, al?m de letras min?sculas e mai?sculas. Quanto mais complexo, mais dif?cil ser? ser v?tima de uma invas?o na conta. Para completar, ? importante n?o registrar n?meros de cart?es de cr?dito ou d?bito de lojas online, para que esses dados n?o sejam utilizados de forma inapropriada.

8) N?o realize compras usando computadores ou redes p?blicas

Caso precise fazer uma compra online, prefira seu computador pessoal conectado em uma rede de seguran?a. O Wi-Fi p?blico pode conter algum usu?rio mal intencionado na rede, e invadir seu dispositivo para roubar seus dados. Para evitar dor de cabe?a, tamb?m evite computadores de terceiros, como em lan-houses por exemplo, aonde a seguran?a pode estar prejudicada na m?quina.

9) Utilize solu??es de seguran?a confi?veis para bloquear ataques

? importante sempre manter um antiv?rus atualizado no seu computador para evitar ser v?tima de v?rus ou malwares instalados na sua m?quina. O TechTudo tem algumas op??es de antiv?rus gratuitos para baixar no Windows. Fa?a varreduras com frequ?ncia no PC, verifique updates e mantenha o Firewall do Windows ativado para n?o ter problemas durante suas compras online.

Qual a diferen?a entre Windows e Linux? Comente no F?rum do TechTudo

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo