O Rufus é uma ferramenta para Windows que permite criar pen drive bootável de forma simples. Com ele, usuários podem preparar um arquivo ISO em um pen drive para que ele funcione como dispositivo de inicialização. Dessa maneira, o procedimento boot pode ser utilizado para instalar versões do Windows, macOS e Linux. A dica é útil quando não temos um CD ou DVD a disposição ou quando o computador não possui uma unidade óptica.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Após realizar o download e instalar o Rufus, será necessário apenas um pen drive e uma entrada USB disponível em seu PC para que o procedimento seja realizado. Para saber como criar um pen drive bootável, confira como baixar e usar o software gratuito Rufus em seu computador.

Tutorial mostra como criar um pen drive bootável usando o software Rufus no Pc (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Passo 1. Faça o download de Rufus, abra o programa e clique na opção "Dispositivo". Em seguida, selecione o pen drive que irá utilizar no procedimento;

... 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">

Ação para selecionar um pedrive para usar no software Rufus (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Clique em "Selecionar" ao lado da opção "Seleção de Boot" para buscar o arquivo ISO em seu computador;

Ação para abrir o explorer e selecionar um arquivo ISO no software Rufus (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Use a janela do explorer para acessar a pasta onde está o arquivo. Selecione a ISO e clique no botão "Abrir";

Ação para importar um arquivo ISO para o software Rufus (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Para iniciar a formatação do pen drive, clique em "Iniciar";

Ação para iniciar a formatação de um pen drive com o software Rufus (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. Nesse momento, o Rufus lançará um aviso na tela para informar que a ação deletará qualquer arquivo presente no pen drive. Para iniciar o procedimento, clique em "OK".

Ação para confirmar a formatação de um pen drive com o software Rufus (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Use a dica sempre que precisar de um pen drive com sistema operacional para instalar em seu computador.

Pen drive protegido contra gravação? Veja o que fazer no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo