Age of Empires continua com seu posto de um dos maiores clássicos do gênero de estratégia em tempo real desde que foi lançado pela primeira vez, mas foi também um dos fundadores deste estilo de jogo, principalmente no computador. Na lista abaixo reunimos oito exemplos de games similares, ainda que variem bastante de temática, para quem gosta de RTS e quer variar além do clássico - todos disponíveis no Steam ou Battle.net, para facilitar o acesso. Confira:

Age of Mythology: Extended Edition

Age of Mythology é um dos spin-offs mais conhecidos de Age of Empires, mas há ainda uma edição especial e modernizada, chamada de Age of Mythology: Extended Edition, disponível em lojas online, como o Steam. Ela melhora os gráficos do clássico e deixa tudo com um ar moderno, tornando-o uma ótima opção para quem busca manter nas raízes da saga.

Quer comprar consoles, games e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Age of Mythology: Extended Edition está disponível para PC (Foto: Divulgação/Microsoft)

StarCraft 2

Ainda que seja RTS, ou estratégia em tempo real, StarCraft 2 vai para um lado mais futurista, por mais que mantenha intacta a ordem geral do gênero: administrar bases e lidar com unidades diferentes para entrar em guerra contra o inimigo e sobreviver. O título tem três capítulos distintos, cada um com foco em uma raça, dando uma boa variedade de ação e narrativa.

... sive-img">

StarCraft 2 pode ser adquirido por meio da Battle.net (Foto: Divulgação/Blizzard)

Warcraft 3

Tão clássico quanto Age of Empires, Warcraft 3 foi o último jogo desta série a ser de estratégia em tempo real, mas envelheceu muitíssimo bem. O título é um dos maiores clássicos da Blizzard e também tem elementos medievais, ainda que se volte para o lado da fantasia e não tenha compromisso histórico como Age of Empires.

Warcraft 3 pode ser adquirido por meio da Battle.net (Foto: Divulgação/Blizzard)

Shadow Tactics: Blades of the Shogun

Shadow Tactics: Blades of the Shogun é uma boa alternativa ao Age of Empires para quem busca algo mais oriental. Contudo, ele não tem alguns dos elementos que estão presentes no clássico, como evolução de nações. Aqui o foco é o combate e a estratégia baseada na furtividade de personagens, como ninjas e samurais.

Shadow Tactics: Blades of the Shogun está disponível na Steam e em outras plataformas de compra online (Foto: Divulgação/SEGA)

XCOM 2

Assim como StarCraft, XCOM 2 também serve como um jogo de estratégia para o gênero de ficção científica. Ainda assim, ele se difere um pouco de Age of Empires no sentido de ser em turnos. Por isso, para quem prefere pensar bastante antes de agir, há esta alternativa, com temática de alienígenas e com uma boa administração de bases – feita fora das fases.

XCOM 2 está disponível na Steam e em outras plataformas de compra online (Foto: Divulgação/Steam)

Armello

Armello é outro jogo de estratégia em turnos, mas com elementos em tempo real. Ele se assemelha a Age of Empires no sentido de ter uma certa evolução de nações entre os combates, além de permitir que o jogador personalize sua experiência em diversos níveis.

Armello está disponível na Steam e em outras plataformas de compra online (Foto: Divulgação/League of Geeks)

Scythe

Inspirado por um jogo de tabuleiro que tem fortes raízes em Age of Empires, Scythe é um game disponível no Steam que funciona quase como o clássico, mas com uma versão fictícia da Rússia e territórios próximos, com nações distintas, cada uma com suas vantagens e desvantagens, além de visuais inspirados.

Scythe está disponível na Steam e em outras plataformas de compra online (Foto: Divulgação/Asmodee)

Terra Mystica

Terra Mystica é igualmente baseado em um jogo de mesa, mas sua versão digital é quase que um Age of Empires em turnos. Sua riqueza em detalhes e nas regras também faz dele um dos mais completos de seu gênero, entre os mais modernos, com várias raças para serem controladas, ainda que o equilíbrio seja grande entre elas.

Terra Mystica está disponível na Steam e em outras plataformas de compra online (Foto: Divulgação/DIgiced)

Qual o melhor Age of Empires para jogar? Opine no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo