O Instagram Stories completa dois anos nesta quinta-feira (2). A ferramenta da rede social de fotos permite que os usuários façam publicações curtas que ficam acessíveis por até 24 horas e já é usada por cerca de 400 mil pessoas todos os dias.

Implementado no aplicativo em 2016, o recurso foi "copiado" do Snapchat. Ambos têm a mesma proposta: filmar um vídeo ou tirar uma foto na hora, para então editá-la como quisesse pela ferramenta. Apesar da clara inspiração no rival, a ferramenta do Instagram hoje oferece diversos recursos para os posts, como adesivos, caixa de texto e efeitos para edição de imagem, além do SuperZoom e Boomerang. Relembre as principais mudanças do Instagram Stories nos últimos dois anos.

Boomerang, mentions e links

Três meses após a chegada do Stories ao Instagram, o aplicativo implementou novas funções à plataforma: a possibilidade de mencionar contas de amigos diretamente nas histórias e adicionar links a sites externos. Além disso, o Boomerang pôde, então, ser feito diretamente pelo app do Instagram, sem a necessidade de recorrer a outros programas de edição de vídeo.

Vídeos ao vivo e Stories por Direct

As transmissões ao vivo pelo Stories se tornaram possíveis ainda em novembro de 2016. Os usuários também ganharam a opção de enviar imagens ou vídeos curtos via Direct, para determinadas contas, que desaparecem após a primeira visualização, de maneira análoga ao chat do Snapchat.

... .0434783 Z" id="Shape"> Usuários do Instagram podem compartilhar live no Stories após fim da transmissão (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

SuperZoom e Stories no Facebook

Os vídeos feitos nos Stories ficaram mais divertidos com as novas ferramentas do Instagram a partir de outubro de 2017. A rede social lançou o recurso SuperZoom, que trouxe efeitos visuais e sonoros de suspense aos clipes. No mesmo mês também surgiu a opção de postar simultaneamente Stories pelo Instagram e pelo Facebook.

GIFs no Stories

O recurso de incluir imagens animadas aos Stories foi lançado em janeiro deste ano, e oferece mais opções de enfeites aos usuários da plataforma. Um campo de busca permite achar figurinhas sobre qualquer assunto. As imagens que se mexem são do banco do Giphy, o memo que fornece o recurso para o Snapchat.

Chegada de GIFs ao Instagram Stories (Foto: Divulgação/Instagram)

Modo texto

Além de fotos e vídeos, o Instagram Stories passou a permitir que usuários postassem textos escritos nos Stories. A nova ferramenta trouxe novas opções de customização de textos, com quatro fontes diferentes e fundos coloridos.

Stories mais interativos

Stickers como o de enquete, emoji deslizável e "Faça uma pergunta" foram as funções mais recentes adicionadas aos Stories. Elas tornaram o Instagram Stories mais interativos, incentivando os seguidores a conversarem entre si.

Qual é o melhor: Instagram Stories ou Snapchat? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo