O LibreOffice no PC tem ferramentas avançadas para expandir as possibilidades de uso do software. Uma das principais alternativas de código aberto ao Office, o kit traz programas gratuitos para criar textos, planilhas e apresentações no computador. Eles oferecem vários recursos similares a Word, Excel e PowerPoint, mas algumas funções chegam até a superar os produtos da Microsoft. Veja oito dicas para dominar o LibreOffice para criar documentos no computador.

LibreOffice é alternativa ao pacote Office da Microsoft (Foto: Divulgação/LibreOffice)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Proteger um documento com senha

Passo 1. O LibreOffice conta com uma proteção nativa com senha. Ao clicar no botão de salvar, marque a opção “Salvar com senha”, abaixo da barra de formato de arquivo;

... QAAAAAAAAAAAAAAAAAAABD/2gAIAQIBAT8BP//EAB4QAAECBwEAAAAAAAAAAAAAAAEAEAIDEiExMkHB/9oACAEBAAY/AhTtnbxjZiTLue9QWIW//8QAHxABAQABAwUBAAAAAAAAAAAAAREAITFxEEFhgZHR/9oACAEBAAE/IRiirDr5/WD2T5m6U+ui0B2sUc4Cg0TK2w5ds8hn/9oADAMBAAIAAwAAABCnP//EABcRAQEBAQAAAAAAAAAAAAAAAAEAEVH/2gAIAQMBAT8QQPEO3//EABgRAAMBAQAAAAAAAAAAAAAAAAABESEx/9oACAECAQE/ELVvRqH/xAAeEAEBAAICAgMAAAAAAAAAAAABEQAhMUEQYXGRof/aAAgBAQABPxCDogpYsQnYKEHcuC3NKUd+nEABh3p185PZmlaBII2K3NGuMQqASu4mBANLxb8c+I//2Q==">

Proteja um documento com senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Em seguida, digite a senha de bloqueio duas vezes para travar o documento. Não é possível recuperar o código uma vez que o arquivo estiver bloqueado.

Defina a senha de bloqueio no LibreOffice (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

2. Criar documentos bloqueados para edição

Há ainda uma outra forma de bloquear parcialmente um documento no LibreOffice, permitindo apenas visualização. Para isso, siga os passos para proteger o arquivo com senha e assinale “Mais opções” para expandir a janela de confirmação de senha. Marque “Abrir o arquivo somente para leitura” e preencha apenas os campos de senha na parte inferior. Ao final, o documento apenas poderá ser aberto para leitura, e exigirá o código para liberar edição.

Libere um documento do LibreOffice apenas para visualização (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

3. Aumentar a velocidade

Os apps do LibreOffice são leves e não costumam provocar travamentos, mas o mesmo pode não acontecer em computadores mais antigos ou com hardware simples. Nesses casos, é possível acelerar os programas abrindo mão de usar o Java, algo que só é necessário para quem trabalha com base de dados.

Passo 1. Em “Ferramentas”, selecione “Opções”;

Acesse o menu de opções do LibreOffice (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. No item “Avançado”, desmarque a caixa ao lado de “Utilizar um JRE”.

Desative o Java para acelerar o LibreOffice (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

4. Usar extensões

Passo 1. Assim como o Office, o LibreOffice permite adicionar extensões — também chamadas de add-ons — para expandir funções. Para isso, visite a loja oficial (extensions.libreoffice.org/extensions) e explore as opções disponíveis. Baixe o arquivo e salve em um local acessível no computador;

Baixe extensões para o LibreOffice (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. No LibreOffice, acesse o menu “Ferramentas" e vá até "Gerenciador de extensões”;

Acesse o gerenciador de extensões do LibreOffice (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Selecione “Adicionar” e escolha o arquivo baixado para instalar.

Instale uma extensões do LibreOffice já baixada (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

5. Salvar como PDF

O LibreOffice tem uma vantagem sobre o Word na hora de salvar arquivos como PDF. Além da ação com um clique, é possível configurar o programa para salvar PDFs editáveis, que podem ser abertos para edição sem precisar de conversão a qualquer momento.

Passo 1. Acesse o menu “Arquivo" e passe a seta do mouse sobre "Exportar como" até aparecer a opção "Exportar como PDF”;

Salve um arquivo do LibreOffice como PDF (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Antes de converter, marque a opção “PDF híbrido”. Assim, o PDF conterá o arquivo do LibreOffice embutido, permitindo que você abra sempre que precisar editar sem precisar criar múltiplos PDFs.

Salve PDF híbrido para editar o documento depois (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

6. Editar PDF

O LibreOffice também pode servir como alternativa para editar PDFs, mesmo que não tenham sido criados por ele. Use o app Draw para abrir qualquer PDF e marcar, desenhar e recortar trechos do documento. Ao final, basta salvar o arquivo para obter a cópia editada em PDF. O programa não requer conversão do documento.

Edite PDFs no LibreOffice Draw (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

7. Usar templates

Além das extensões, o LibreOffice conta com uma central de templates com modelos prontos de documentos para usar. Acesse o portal e procure por opções de convites, calendários e outros documentos já formatados. Depois, basta abrir o arquivo baixado normalmente no editor de texto, planilha, apresentação ou outro app compatível com o modelo.

Baixe modelos para o LibreOffice online (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

8. Usar versão portátil

É possível levar o LibreOffice em um pendrive consigo o tempo todo para usar em computadores compartilhados. Na falta do Microsoft Office, por exemplo, basta conectar o dispositivo no USB e abrir o editor de documentos e salvar na máquina para uso rápido. O recurso é importante especialmente para máquinas públicas de bibliotecas e universidades, que não permitem a instalação de programas por qualquer pessoa.

A versão portátil deve ser baixada no site oficial (libreoffice.org/download/portable-versions) e instalada no pendrive usando o software PortableApps no computador.

Baixe a versão portátil do LibreOffice para usar em qualquer PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Word não pode abrir o documento: como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo