Usuários de celulares da chinesa Huawei não podem mais baixar o popular aplicativo de execução de vídeos VLC Media Player pela Google Play Store. A decisão foi tomada nesta semana e partiu da própria criadora do app, a VideoLAN, que agiu em retaliação às recentes mudanças adotadas pela Huawei em sua interface EMUI, que passou a fechar compulsoriamente todos os apps abertos em segundo plano.

A atitude da fabricante de modelos como o P20, P20 Pro e Nova 3, desagradou a VideoLAN justamente porque o VLC precisa se manter funcionando em segundo plano para que conteúdos em áudio, por exemplo, permaneçam tocando enquanto usuários utilizam outros programas. Em comunicado no Twitter, a desenvolvedora afirmou que "os aparelhos da Huawei estão agora em nossa lista negra e não podem mais baixar o VLC pela Play Store".

Huawei Nova (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A criadora do VLC ainda disse que aquela era uma "política ridícula" e que deixava de fora os apps da própria Huawei, prejudicando apenas os aplicativos de terceiros. As novas configurações geraram diversas críticas e avaliações negativas na Play Store, quase sempre direcionadas à VideoLAN, que afirma não ser a responsável pelo problema.

A medida adotada pela Huawei é uma das maneiras que a empresa encontrou para otimizar o desempenho e a bateria de seus dispositivos, já que economiza ao deixar rodando apenas as aplicações que estão abertas e em uso no momento.

Usuários dos celulares da fabricante ainda podem instalar o VLC

... no celular manualmente. Visto que a proibição ocorre apenas na Play Store, o aplicativo pode ser instalado via APK, bastando apenas realizar o download no site da VideoLAN. Saiba como instalar um APK em nosso tutorial.

Apesar das declarações públicas da VideoLAN, a Huawei ainda não se pronunciou sobre o caso ou sobre a possibilidade de voltar atrás em suas políticas. Vale lembrar que o bloqueio não ocorre em todos os modelos da marca, mas apenas nos que foram lançados recentemente.

A Huawei prepara o retorno ao Brasil com diversos smartphones previstos para desembarcar por aqui até o fim do ano. A movimentação faz parte de uma parceria com a curitibana Positivo, a mesma que oferece os acessórios da marca Anker em território nacional.

Com informações: XDA Developers, Android Authority e Verge

Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo