Uma falha no visualizador de arquivos do macOS, o Quick Look, pode expor dados, mesmo em HDs criptografados. O problema ocorre porque um preview (miniatura) de fotos e vídeos é guardado em uma pasta de cache separada. Este diretório fica no disco em que o sistema está instalado, que geralmente não é protegido. Isso permite que pessoas mal intencionadas tenham livre acesso à prévia de imagens.

Felizmente, para explorar o bug, é necessário acessar fisicamente o computador. Além disso, o arquivo deve ter sido aberto usando o Quick Look, que é acionado ao pressionar a barra de espaço no Mac. Todas as versões do sistema da Apple são afetadas, inclusive no novo macOS Mojave, que ainda está em desenvolvimento.

Falha no Quick Look pode expor arquivos protegidos; veja como se proteger (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Como se proteger

Para evitar que a falha seja explorada, é importante usar uma senha de bloqueio forte e evitar que estranhos tenham acesso físico ao seu Mac. Ativar a criptografia de disco do macOS, o FileVault, também ajuda – isso impede que o cache do Quick Look fique desprotegido.

Se a sua máquina não tem suporte à criptografia ou você não quer ativar o recurso, a recomendação é limpar o cache do Quick Look periodicamente. Confira, no tutorial a seguir, como fazer isso.

Passo 1. Abra o "Terminal". Para isso, pressione "command + barra de espaço" para abrir a busca do Spotlight e digite "terminal" (se

... m aspas);

Abra o Terminal do macOS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na janela do Terminal, cole o comando "qlmanage -r cache" (sem aspas) e pressione Enter.

Execute o comando indicado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto. O cache do Quick Look será apagado. Lembre-se de executar o comando periodicamente enquanto a Apple não corrige a falha.

Qual é a melhor versão de macOS de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo