Forza Horizon 4 é o novo título da famosa franquia de corridas exclusiva da Microsoft. Com lançamento marcado para 2 de outubro de 2018, o game foi anunciado durante a conferência da empresa na E3 2018, e o TechTudo teve a oportunidade de testar o jogo no showcase pós evento. Confira as nossas impressões:

Estações do ano afetam a jogabilidade

A grande novidade de Forza Horizon 4 fica por conta do impacto que as quatro estações do ano trazem ao jogo. Por exemplo, um dia limpo de verão traz a sensação de se estar jogando um game de corrida comum, sem grandes alterações e muito similar ao apresentado nos títulos anteriores. Porém, conforme as estações mudam, é notável a diferença na condução de seu veículo.

Forza Horizon 4 na E3 2018 (Foto: Viviane Werneck / TechTudo)

No inverno o caos reina. Os lagos estão congelados e as pistas carregadas de neve. Isso interfere diretamente na condução, fazendo com que seja preciso optar por carros mais pesados e específicos para aquele tipo de clima. Em outras palavras, sua McLaren vai ficar na garagem até que as folhas voltem a nascer novamente.

O próprio gameplay apresentado no showcase da Microsoft na E3 2018 mostra o quanto isso é impactante. Nas opções, havia apenas caminhonetes com tração nas quatro rodas e propícias para o uso em temperaturas mais baixas em pistas mais escorregadias. Ainda sobre pilotar no gelo, não é apenas as curvas que remetem ao desafio, mas até mesmo na aceleração, já que seu carro desliza mais que o convencional. É preciso se adaptar às mudanças.

...

Forza Horizon 4 na E3 2018 (Foto: Viviane Werneck / TechTudo)

Já outono e primavera apresentam mais detalhes visuais do que impacto direto. Enquanto na primeira as folhas caem e deixam as pistas um pouco mais sujas, a estação das flores dá um brilho a mais, mostrando uma mudança de ambientação como nunca foi feito antes na franquia.

Gráficos ainda mais reais

Embora Forza Horizon 3 já tenha sido lançado para atual console da Microsoft (Xbox One), o novo título tem mais cara de "jogo novo". Rodando no Xbox One X, o game não traz qualquer queda de frames e apresenta um visual carregado de detalhes, fazendo com que o jogador até mesmo se distraia com uma ambientação bem realista.

Curiosamente, alguns detalhes que eram quase esquecidos em outros títulos receberam um capricho maior, como torcedores ao redor da pista, construções, relevo e vegetação. Além da mudança das estações citadas acima, as localidades se diferenciam bastante, trazendo um mapa amplo e diversificado. Também há interações na pista, como motoqueiros com sinalizadores, mas que não podem ser atingidos nem atrapalham a sua corrida.

Forza Horizon 4 na E3 2018 (Foto: Viviane Werneck / TechTudo)

Jogabilidade voltada para iniciantes

A grande vantagem para quem está começando a ingressar na franquia é que os títulos Horizon de Forza são bem mais simples que os Motorsports. Em outras palavras, Horizon 4 aposta em uma jogabilidade mais arcade do que seu irmão mais velho, fazendo com que novatos se sintam mais confortável com este capítulo.

As linhas de condução e a opção de voltar no tempo para corrigir uma ultrapassagem ou uma curva também estão presentes no jogo. Elas facilitam ainda mais os novatos a obterem sucesso. E isso eles poderão comprovar no dia 2 de outubro de 2018, quando o game chega às lojas para Xbox One e Xbox One X.

Qual o melhor jogo de corrida para Xbox One? Opine no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo