O Android Oreo conta com um recurso de acesso rápido a funções, algo similar ao oferecido pelo 3D Touch, do iPhone (iOS). Enquanto os usuários da Apple precisam segurar com força sobre os ícones dos programas, os do sistema do Google devem pressioná-los por alguns segundos para visualizar os atalhos.

A ferramenta exibe um menu com as funções rápidas de cada app compatível. Há ainda a opção para a criação de widgets, informações sobre o app e, quem estiver com o sistema de notificações por pontos ativados, consegue ver a informação que gerou o alerta. A seguir, saiba como usar o recurso nos principais aplicativos do Android.

Android O garante acesso rápido a funções de apps (Foto: Isabela Cabral/TechTudo)

Agenda

Os atalhos rápidos do Google Agenda permitem criar um novo evento ou lembrete com somente um toque. Ao selecionar uma das duas opções, o app será aberto diretamente na opção escolhida.

... 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">

Atalhos do app Agenda do Android (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Arquivos

A pasta Arquivos do Android, como o nome diz, reúne todos os arquivos imagem, vídeo e áudio presentes no smartphone. Por padrão, ao abrir, ela exibe sempre os últimos downloads feitos no celular. Mas, ao usar o recurso de função rápida, é possível acessar rapidamente todas as imagens contidas no dispositivo.

Atalho da pasta de arquivos do Android (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Chrome

O navegador do Google é uma das aplicações compatíveis com o recurso que facilita a vida dos usuários. Ao pressionar o ícone do Chrome por alguns segundos, é possível abrir uma guia anônima sem precisar acessar as configurações do app, ou navegar em uma nova aba comum.

Chrome permite abrir guia anônima em atalho no Android O (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Configurar

No app Configurar do Android, o usuário encontra todas as opções de configuração do dispositivo, ou seja, de rede, tela, bateria, som, aplicações, entre outras. No entanto, ao utlizar a função que lembra o 3D Touch da Apple, é possível conferir aos ajustes de Wi-Fi, checar o consumo de dados móveis, ativar a economia de dados, além de acessar as informações e opções de bateria do dispositivo.

Há atalhos para as configurações de bateria, uso de dados e wi-fi no Android O (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Drive

Atalhos do Drive no Android O (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

O app do serviço de armazenamento de arquivos na nuvem também é compatível com o acesso rápido a algumas de suas funções. O atalho “Pesquisar” permite buscar por arquivos e pastas criados na sua conta, enquanto “Digitalizar” direciona para a ferramenta de escaner em apenas um toque. Em “Fazer upload”, o usuário pode adicionar novos itens do smartphone ao Drive mais rapidamente.

Documentos

Os usuários dos apps de produtividade do Google têm acesso aos ícones individuais para os Documentos, Apresentações e Planilhas do serviço. A função de atalho, no entanto, simplifica ainda mais o uso desses serviços ao permitir, com apenas um toque, pesquisar arquivos daquela extensão específica, acessar os modelos prontos ou criar um novo documento, apresentação ou planilha.

É possível criar novos documentos do Drive através de atalhos do Android Oreo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Gmail

A função similar ao 3D Touch do iOS garante aos usuários do Android acesso rápido à conta de e-mail (ideal para quem usa mais de uma) no Gmail e permite escrever uma nova mensagem diretamente da bandeja de aplicações do sistema.

É possível escrever um novo e-mail no Gmail através do atalhos do Android 8 (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Google Keep

O app do serviço de notas e listas do Google também traz uma série de facilidades por meio do atalho. É possível criar uma nova nota de áudio (ideal para quem lembrou de algo no meio da rua ou dirigindo e não tem tempo para para parar e escrever) ou fazer uma anotação rápida com foto. O usuário também pode criar uma lista ou nota comum.

O Google Keep oferece alguns funções vi atalho do Android (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Google Maps

O recurso de atalho do Maps facilita a vida do usuário ao garantir, em apenas um clique, o acesso à rota para a casa ou o trabalho. Para isso, entretanto, é necessário que os endereços desses locais estejam cadastrados no serviço.

Através dos atalhos, o Google Maps permite traçar rota para casa ou trabalho (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Google Search

A pesquisa do Google pode ficar ainda mais fácil com a ajuda dessa função. Ao pressionar o ícone por alguns segundos, o usuário pode checar as atividades recentes realizadas no dispositivo, em “Pesq. pessoal”, bem como relembrar as últimas buscas feitas através da ferramenta. A aplicação também garante acesso rápido à pesquisa de voz e também à busca de forma regular, ou seja, ao digitar o que deseja encontrar na plataforma.

Pesquisa do Google fica mais fácil com os atalhos do Android O (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Mensagem

Ao pressionar o ícone “Mensagem” por alguns segundos, o sistema exibe um atalho para as últimas SMS recebidas ou enviadas. Ao tocar sobre elas, o usuário abre a conversa e pode, imediatamente, recomeçar de onde parou. A aplicação também garante a criação de uma nova mensagem pela funcionalidade.

Os atalhos do Android permitem retomar as últimas conversas via SMS rapidamente (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Google Play Store

O recurso de acesso a funções rápidas permite visualizar todas as aplicações do usuário na Google Play Store com apenas um clique. Assim, a pessoa consegue ver as últimas atualizações, quais aplicativos estão instalados, o histórico dos que já foram baixados no aparelho e quais deles são Beta, ou seja, os que se tratam de uma versão de testes.

Atalhos do Android 8 no Google Play (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Relógio

Curiosamente, o relógio do Android tem uma série de opções que podem ser acessadas a partir dos atalhos. O usuário pode ativar o protetor de tela noturno (totalmente escuro, que exibe somente as horas), criar um novo timer, iniciar um cronômetro ou adicionar mais um alarme.

O relógio do Android conta com uma série de atalhos às suas funções (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Spotify

O Spotify é um dos poucos apps não nativos do sistema, ou que não são feitos pelo Google, compatível com o acesso rápido a funcionalidades. O recurso leva à busca no app, bem como às últimas músicas ouvidas ou salvas.

O Spotify é um dos poucos apps não nativos compatível com o recurso de atalhos do Android Oreo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Telefone

A função telefone tem um atalho óbvio, mas bastante útil: ao pressionar seu ícone por alguns segundos, o usuário tem acesso aos contatos recentes.

Últimos contatos discados aparecem no atalho de telefone do Android O (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Todoist

O app organizador de tarefas Todoist é outro exemplo de programa não nativo compatível com o recurso. Ele permite acesso rápido à agenda do dia, à busca por atividades ou à criação de uma nova tarefa.

App Todoist também tem atalhos no Android Oreo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

WhatsApp

Os usuários do WhatsApp também se beneficiam da função. Com os atalhos, é possível acessar as últimas três conversas realizadas na aplicação e ainda usar a câmera para fazer uma foto e enviar rapidamente aos contatos.

WhatsApp permite acesso rápido às últimas conversas e à câmera através do atalhos do Android 8 (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

YouTube

Ao pressionar por alguns segundos o ícone do YouTube, é possível acessar rapidamente os vídeos que estão em alta na plataforma, conferir as informações sobre o seu próprio canal e pesquisar pelos filmes disponíveis no serviço.

YouTube e seus atalhos no Android O (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Android Oreo: chega para quais celulares? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo