O Spotify é um dos principais serviços de streaming de música. É possível tirar proveito máximo das playlists do site — seja no PC ou no celular Android e iPhone (iOS) , seguindo algumas dicas que vão facilitar a vida do usuário. É possível criar ou apagar rapidamente listas, importar faixas de outros locais, renomear playlists, entre outros. Conheça, a seguir, dicas e truques úteis para aproveitar as playlists do Spotify que nem todos os usuáios conhecem. Eles servem tanto para Windows quanto para Mac.

1. Apagar ou remover uma música de uma playlist

É possível remover ou apagar uma música de uma playlist, seja para organizá-la ou caso você tenha cansado de determinada faixa.

Passo 1. Selecione a faixa que deseja remover da playlist;

Escolha a música da playlist no Spotify (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 2. Em seguida, aperte o botão direito do mouse e escolha a opção “Remover desta playlist”.

... 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">

Clique com o botão direito do mouse para ver as opções de uma música no Spotify (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

2. Adicionar músicas de outras fontes

O Spotify permite ouvir músicas não só do seu catálogo próprio, como também é possível adicionar faixas de outras fontes – como, por exemplo, o iTunes, no caso de usuários de Mac, ou qualquer faixa em MP3 que você tenha no computador.

Passo 1. Selecione a sua foto de perfil e, depois, escolha Preferências;

Abra o menu de preferências do Spotify pela foto do seu perfil (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 2. Procure pela seção Arquivos locais e selecione “Adicionar uma fonte”;

"Adicionar uma fonte" permite inserir na biblioteca do aplicativo do Spotify músicas armazenadas no PC (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 3. Busque no seu PC as músicas que deseja adicionar, e complete a ação em "abrir", no canto inferior direito da janela. Agora, você pode organizar as faixas novas em suas playlists do Spotify.

Procure e escolha as músicas que deseja adicionar e organize-as em suas playlists. (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

3. Identifique a playlist

Você pode identificar a qual playlist pertence a música tocando no app, caso tenha colocado no modo aleatório.

Passo 1. Para isso, abra o aplicativo em tela cheia;

Abra o Spotify em tela cheia enquanto toca uma música (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 2. Clique na metade inferior da capa do álbum da canção que está em execução. O Spotify automaticamente marcará de qual playlist é a música;

Selecione a capa do álbum no canto inferior esquerdo da tela (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

4. Duplicar uma playlist

Vez ou outra, você pode querer duplicar uma playlist para melhorar sua organização ou se livrar de listas muito bagunçadas.

Passo 1. Vá em Arquivo, na barra superior do Spotify. Em seguida, selecione a opção "Nova playlist" para criar uma lista nova, do zero;

A opção "Arquivo" permite criar playlists novas no aplicativo do Spotify (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 2. Defina o nome da playlist, e confirme a ação no botão verde em que se lê "Criar";

Você pode definir título, descrição e imagem da playlist que criar pelo Spotify (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 3. Por fim, abra a playlist que você deseja duplicar. Selecione todas as faixas da lista segurando o Shift do teclado e pressionando a tecla da seta para baixo. Você também tem a opção de apertar Control + A no Windows ou Cmd + A no Mac. Em seguida, clique com o botão direito do mouse e passe com a seta sobre “Adicionar à playlist”. Assinale a playlist recém-criada para transferir as músicas.

Transfira as músicas de uma playlist para outra pelo Spotify (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

5. Coloque todas as suas músicas em uma única lista

Passo 1. A dica é bem prática: selecione todas as músicas da sua biblioteca com o Control + A para Windows ou Cmd + A para Mac;

Selecione todas as faixas de uma playlist ou da sua biblioteca do Spotify (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 2. Depois, clique com o botão direito do mouse e escolha “Adicionar à playlist”. Em seguida, defina para qual playlist quer enviá-las.

Adicione todas as músicas da biblioteca em uma playlist do Spotify (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

6. Arraste uma música

Para, literalmente, arrastar uma música para outra playlist, basta clicar com o mouse e segurar em cima da canção selecionada. Em seguida, arraste-a para uma playlist de sua escolha. A cópia será feita em poucos segundos.

Arraste uma faixa de uma playlist para outra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Qual é o melhor streaming de música? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo