O Facebook anunciou no Brasil uma nova ferramenta para conectar bancos de sangue a possíveis doadores nesta quarta-feira (23). Agora, o usuário da rede social pode se registrar online para ser notificado quando um hemocentro próximo precisar de sangue. O objetivo da empresa é criar uma linha direta entre instituições que necessitam de doadores e pessoas que podem fornecer ajuda, mas que não doam com frequência. O disparo de solicitações começa em junho, mas já é possível se cadastrar como doador.

A parceria começa a operar no próximo mês com seis bancos de sangue, localizados em São Paulo (Pró-Sangue), Rio de Janeiro (HemoRio), Brasília (Hemocentro de Brasília), Santa Catarina (HemoSC), Ceará (HemoCE) e Pará (HemoPA). No total, são 64 postos de coleta que abastecem mais de mil hospitais e organizações de saúde. Segundo o Facebook, a ideia é estender o recurso a outros bancos de sangue e unidades de saúde no futuro.

Com essa parceria, os bancos de sangue poderão criar posts especiais e eventos no Facebook para divulgar campanhas de doação. A plataforma promete notificar automaticamente os usuários próximos que tenham manifestado o desejo de doar sangue. A partir do alerta no celular ou no computador, as pessoas poderão entrar em contato diretamente com os bancos de sangue ou indicar publicamente se comparecerão ao local de doação. O Facebook garante que a instituição não terá acesso a dados do perfil do doador.

Como se cadastrar

Passo 1. Embora as solicitações de doação só estejam previstas para começar em junho, já é possível se registrar. Acesse a página facebook.com/donateblood no computador ou no celular. Se você já estiver logado na sua conta, a tela exibirá o botão “Começar a ajudar agora”. Clique para prosseguir.

Passo 2. Selecione o primeiro campo para informar seu tipo sanguíneo.

Passo 3. Em seguida, informe se já doou sangue no passado e confirme a ação em “Enviar”.

Passo 4. A informação, por padrão, é mantida em sigilo e é acessível apenas aos hemocentros e à própria pessoa. O usuário, porém, pode optar por compartilhar o registro de doador com os amigos no botão “Compartilhar agora”.

Passo 5. O compart

... ilhamento é realizado em forma de “Acontecimento” na linha do tempo do usuário. Preencha o formulário com nome, data e local, e adicione pessoas para marcar amigos na publicação. É possível também adicionar fotos ao post. Ao final, selecione “Salvar”.

Como procurar pessoas por foto ou nome no Facebook? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo