HTC deixou o Brasil h? algum tempo. Mas a linha One segue como objeto de desejo dos aficcionados por smartphones. Com o M8, a empresa taiwanesa atingiu o Olimpo dos gadgets - foi considerado por muitos como o melhor aparelho do mercado. Agora, no MWC 2015, a HTC anunciou o t?o esperado novo top: o One M9.

Testamos os Xperias M4 Aqua e Z4 Tablet, os lan?amentos da Sony no MWC

One M9 ? o sucessor do queridinho M8; confira as primeiras impress?es (Foto: Isadora D?az/ TechTudo)

? claro que, depois de um sucesso t?o grande, havia muita expectativa sobre o que poderia ser melhorado. Afinal, segundo o ditado, o que n?o est? quebrado n?o precisa ser consertado. O resultado ? que o M9 veio praticamente com o mesmo design de 2014: o j? ic?nico case de alum?nio escovado, com os alto-falantes BoomSound e a tela de 5 polegadas, mas com um belo upgrade nas configura??es.

One M9 tem praticamente mesmo design do modelo?passado com case de alum?nio escovado (Foto: Isadora D?az/ TechTudo)

O M9 agora ganha um upgrade do antigo 2,3 GHz Snapdragon 801 para o nov?ssimo 2 GHz Snapdragon 810, que opera a 64-bit. A mem?ria RAM, antes de 2 GB, agora pula para 3 GB, e o Adreno 330 agora ? Adreno 430. O armazenamento ? de 32 GB, expas?vel a at? 128 GB via microSD. Com um hardware desses, qualquer coisa roda bem no aparelho. No entanto, ap?s alguns minutos jogando (ou filmando a 4K), o M9 vira uma pequena frigideira. Esquenta, e n?o ? pouco. Se o M8 j? sofria com a m? dissipa??o de calor, a coisa, no m?nimo, n?o melhorou no M9.

O design n?o mudou. E isso ? bom. Em praticamente todas as entrevistas, os executivos da HTC s?o categ?ricos ao dizer: querem produzir um ?cone. Assim como os Porsches ou as Ferraris. E voc? n?o mexe no design de um Porsche ou de uma Ferrari. O M9 est? menos "escorregadio", agora tem o bot?o power ao lado, e tem uma pequena moldura a mais. S? isso. E assim est? ?timo.

Bot?o power agora fica na parte lateral do One M9 (Foto: Isadora D?az/ TechTudo)

O M8 tinha dois pontos fracos: a c?mera e a bateria. A primeira foi uma aposta da HTC, que tentou emplacar o ultrapixel (basicamente, menos pixels, mas maiores, de forma a captar mais luz). O resultado foi frustrante, e com um imagens p?fias, a taiwanesa volta para o sistema tradicional.

Qual ? o melhor smartphone para comprar??Opine no F?rum do TechTudo?

O M9 traz uma c?mera com lentes de safira com sensor de 20 megapixels na traseira, que faz v?deos em 4K. Mas, em compara??o com as imagens feitas por um iPhone 6, o resultado continua a ser decepcionante. Os brancos estouram, as imagens, se n?o estiverem nas condi??es ideais, saem lavadas, o foco ? lento (principalmente se compararmos com o LG G3) e o pior: n?o h? OIS (estabiliza??o ?ptica). H? ru?do em pontos inesperados, a performance em pouca luz ? desastrosa? O resultado ? bastante decepcionante para a c?mera de um "?cone".

... Mkkg5GlYM=/0x0:1500x1000/695x463/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/03/04/htc-2.jpg" alt="C?mera do M9 ? bem decepcionante (Foto: Isadora D?az/ TechTudo)" title="C?mera do M9 ? bem decepcionante (Foto: Isadora D?az/ TechTudo)" width="695" height="463">C?mera do One M9 ? bem decepcionante (Foto: Isadora D?az/ TechTudo)

A bateria do One M9 ? um assunto complicado. A diferen?a de 240 mAh entre o M8 e o M9 (2.600 x 2.840) n?o deve fazer muita diferen?a. Sobretudo se levarmos em considera??o que o aparelho, com alguns minutos de uso intenso, esquenta bastante. Uma mudan?a importante para quem mora no Brasil e quiser importar o M9: seu 4G agora ? global - ou seja, funciona no padr?o homologado pela Anatel.

Novo modelo da HTC ? bonito, mas perde para outros tops de linha (Foto: Isadora D?az/ TechTudo)

Em suma: ap?s algum tempo de uso, o encantamento desaparece. O M9 ? bonito, ? potente, mas n?o tem um TouchID como o iPhone ou o Galaxy S6 (embora tenha um alto-falante poderoso que?). Ele tamb?m n?o tem as c?meras dos Lumias. Tampouco a bateria gigantesca do Huawei Mate 7. Ele ? apenas um rostinho bonito, mas sem conte?do de verdade. A HTC, que j? foi a maior vendedora de smartphones do mundo, parece estar feliz com os 2% de share mundial.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo