Recentemente, alguns dos maiores jogadores asiáticos de Street Fighter V trouxeram suas tier lists do patch atual do jogo. Ranqueando os personagens do melhor para o pior, os japoneses Keita “Fuudo” Ai, Masato “Bonchan” Takahashi, Tatsuya Haitani, Hajime “Tokido” Taniguchi, Kenryo “Mago” Hayashi, Kanamori “Gachikun” Tsunehori e o coreano Hyungsuk “Verloren” Kong montaram suas listas e compartilharam suas opiniões na internet. O curioso é que, ainda que haja consenso com relação a grande parte dos personagens, surpresas apareceram nas três listas criadas.

Cammy é uma dos personagens mais fortes atualmente em Street Fighter V. (Foto: Reprodução/Capcom)

Confira abaixo a lista montada por Fuudo, Haitani e Bonchan, que ranqueia os personagens de Tier A a Tier F:

Abaixo vai a lista montada por Tokido, Mago e Gachikun, que é bem similar a anterior. As diferenças ficam por conta da queda de Abigail, M. Bison e Urien, e a subida de Juri.

A lista de Verloren, por outro lado, é bastante diferente. Ainda que os chamados Top Tiers permaneçam, há uma mudança significativa na parte de baixo:

Entendendo as tiers lists

De maneira resumida, a intenção dos jogadores é destrinchar os pontos fortes e fracos de cada personagem e fazer um balanço final, separando os melhores e piores. Seja analisando características básicas - como vida, stun e potencial de dano - ou as mais complexas - como prioridade de golpes, possibilidades de setups pós-derrubada e utilização e aquisição de recursos -, o objetivo das listas acima é levar o máximo de detalhes em conta na hora de separar os personagens com m

... aior chance de sucesso competitivo.

Vale destacar também que o ranqueamento entre Tier A e F não pressupõe uma distância igual entre os mais fortes e os mais fracos. A separação tem como única função organizar os personagens, sem necessariamente dizer quão mais fortes eles são. Sendo assim, a distância entre os rankings A e B pode ser menor do que entre C e D, ou entre E e F.

O que está igual

Akuma ainda está bastante poderoso, e é unanimidade no topo das listas. (Foto: Divulgação/Capcom)

Não é de se estranhar que Cammy, Akuma, Menat e Guile estejam no topo de todas as listas: de um lado, temos Akuma e Guile, personagens que possuem um jogo de projéteis extremamente forte e que, por isso, conseguem encher suas barras consistentemente em qualquer luta; do outro, temos Cammy, que talvez seja a personagem que melhor consegue escapar de projéteis e construir ofensiva, e Menat, que consegue anular completamente as fireballs do oponente, impedindo a aproximação do adversário de forma bastante sólida.

Por outro lado, também é razoável ver a posição baixa de Ryu, Alex e Ed. São personagens que tem deficiências consideráveis quando consideramos as características principais que compõem seus estilos de jogos: enquanto os hadoukens de Ryu não são poderosos o bastante para permitir que ele controle o neutro contra os oponentes, Alex e Ed tem uma dificuldade muito grande para criar e manter pressão. Com isso, eles acabam caindo em termos de prioridade, uma vez que outros personagens conseguem fazer a mesma coisa que eles, mas com mais consistência.

O que está diferente

Juri é vista como uma personagem competitivamente viável pelo coreano Verloren. (Foto: Divulgação/Capcom)

Curiosamente, a posição que mais muda é a de Juri. Enquanto ela ocupa a metade inferior nas listas dos japoneses, estando inclusive no Tier F na lista de Bonchan, é na lista de Verloren que ela se encontra na sua melhor posição, ocupando o Tier C junto com Abigail, Kolin e Ibuki. No cenário competitivo, o jogador que mais utiliza a personagem é Infiltration, que costuma escolher Juri em situações de counterpick - e foi com Juri que Infiltration virou uma série justamente contra Verloren, no NorCal Regionals 2018.

Além disso, um personagem que chama a atenção por sua posição é Birdie. O personagem se tornou unanimidade entre os asiáticos e se encontra no topo das listas acima, mas existe uma pessoa que não concorda: Saul “MenaRD” Leonardo, o atual campeão mundial. Jogador de Birdie, o campeão da Capcom Cup 2017 vem constantemente questionando as mudanças sofridas pelo personagem nos últimos patches, como os nerfs sofridos no seu principal golpe antiaéreo - Soco Médio abaixado - e no Bull Horn.

"Bull horn inútil, rasteira forte extremamente negativa, agarrão para frente dá mais chances de reviravoltas, antiaéreo nerfado, nenhuma melhoria no VT2. Não continuem nesse martírio, jogadores de Birdie" - Campeão Mundial, MenaRD reclama de mudanças em Birdie. (Foto: Reprodução/Twitter)

Mas e qual é a sua opinião a respeito das listas? Acha que elas condizem com a realidade? Existe algum personagem que deveria ser melhorado? Deixe sua opinião nos comentários.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo