O Gmail para celulares foi atualizado recentemente e ganhou novas opções de segurança. Agora, além de alterar a senha da sua conta pelo aplicativo, também é possível configurar a verificação em duas etapas. Quando habilitado, além do nome de usuário e da senha, será necessário confirmar a sua identidade com o telefone. Em dispositivos Android, basta tocar em um botão para ativar. No iPhone (iOS), uma mensagem SMS com um código será enviada para realizar a confirmação.

Confira as dicas abaixo e veja como ativar o recurso para proteger a sua conta do Google. O passo a passo foi realizado em um Moto E4, que roda Android, mas o procedimento também vale para usuários do celular da Apple.

Como personalizar o som de notificações do Gmail para Android (Foto: Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 1. Abra o Gmail e toque sobre o botão de menu, no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, vá em "Configurações".

... 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">

Acesse as configurações do Gmail (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, selecione o seu e-mail, na parte superior da tela. Depois, você deve tocar em "Minha conta".

Abra as configurações da sua conta (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Nas opções da sua conta, abra "Login e segurança" e clique em "Verificação em duas etapas".

Acesse as configurações da verificação em duas etapas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Toque em "Primeiros passos" e, em seguida, digite a senha da sua conta Google. Depois, vá em "Próxima".

Ativando a verificação em duas etapas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. No Android, é possível ativar a verificação de login em um toque. Para isso, toque em "Tentar agora" e confirme em "Sim". Se você usa iPhone, siga para o próximo passo.

Confirme o seu celular atual (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Caso não possua, também é necessário adicionar um telefone à sua conta. Entre com o seu número e pressione em "Enviar". Você receberá um SMS com um código de confirmação, que deve ser digitado na próxima tela.

Entre com o seu número de telefone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Aperte em "Ativar" para confirmar a ativação da verificação em duas etapas na sua conta. Por fim, toque sobre o "X", no canto superior esquerdo, para fechar a tela de configuração.

Ativando verificação em duas etapas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Agora, sempre que você for fazer login em um novo dispositivo – computador ou celular – você precisará confirmar a sua identidade usando o seu telefone.

Qual a melhor ferramenta de e-mail? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo