A Quadro GV100, da Nvidia, é a maior placa gráfica do mundo. Anunciada nesta terça-feira (27) a GPU é um dos primeiros modelos a explorar a tecnologia RTX, que promete entregar gráficos mais realistas graças a um novo tipo de renderização.

A nova placa de vídeo é voltada para o mercado profissional. Ela é construída sob a arquitetura Volta e pode ser uma aliada poderosa para trabalhos de produção gráfica, como animação e design e também em aplicações de inteligência artificial. A Quadro GV100 começa a ser vendida no mercado internacional por US$ 8.999, algo em torno de R$ 30 mil sem o custo dos impostos.

Quadro GV100 é a nova placa de vídeo profissional da Nvidia (Foto: Divulgação/Nvidia)

A Quadro GV100 traz especificações de respeito, com o dobro de memória em relação a sua antecessora direta GP100. O modelo conta com 32 GB de memória HBM2 e 5.120 CUDA Cores, núcleos responsáveis pelo processamento gráfico nas GPUs da Nvidia. Traz também 640 Tensor Cores, unidades exclusivas da arquitetura Volta que são desenvolvidas para aplicações de inteligência artificial.

Com isso, a GPU promete uma performance surpreendente, sendo capaz de chegar a 7,4 TFLOPs em renderização de precisão dupla – reduzindo a incidência de falhas –, 14,8 TFLOPs em precisão única e 118,5 TFLOPs em deep learning (inteligência artificial). Em comparação, a GP100 traz 5,2 TFLOPs e 10.3 TFLOPs em precisão dupla e única, respectivamente. Teraflop (TFLOP) diz respeito à capacidade computacional da placa: quanto maior o número, mais operações ela consegue processar por segundo.

A GV100

... também pode ser usada por meio do NVIDIA NVLink. É possível combinar duas placas em uma única máquina e assim dobrar a performance do sistema. Desta forma, o computador pode somar as especificações das placas, ficando com 64 GB de memória dedicada e um total de 10.250 CUDA Cores disponíveis para as aplicações.

O público alvo da placa é formado por profissionais que lidam com modelagem gráfica, como produtoras de filmes e estúdios de games. A Nvidia promete uma velocidade até 10 vezes maior na renderização de trabalhos 3D em relação às placas de vídeo utilizadas atualmente pela indústria. Além disso, a nova Quadro também é voltada para acelerar projetos que usam algoritmos avançados, como aplicações de deep learning, inteligência artificial capaz de aprender conforme o uso.

Por enquanto, A GV100 está à venda apenas no site internacional da Nvidia. A partir de abril, fabricantes de Workstations como Dell, HP e Lenovo devem lançar as primeiras máquinas com a nova placa de vídeo.

Em dezembro do ano passado, a Nvidia lançou a GTX Titan V, a primeira placa construída sob a arquitetura Volta. O lançamento da Quadro GV100 também sinaliza que a arquitetura, substituta natural da Pascal – GTX 1080, por exemplo –, está mais próxima de se tornar mais presente nas novas placas de vídeo voltadas para o público gamer.

NVIDIA GeForce 920M 4GB DDR3 é uma boa GPU? Saiba no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo