O WhatsApp disponibilizou a descrição de grupos no Android em uma nova atualização. Dessa maneira, membros podem adicionar um texto descritivo sobre o chat, sem precisar ser administrador. Em testes desde fevereiro, a nova função está sendo liberada aos poucos para os usuários. O recurso chega oficialmente ao sistema operacional do Google poucos dias depois de desembarcar no iOS (iPhone).

O TechTudo preparou um tutorial explicando como utilizar a nova ferramenta em smartphones Android. Lembrando que é preciso atualizar o aplicativo para a versão 2.18.79 ou superior (disponível na Play Store) para ter acesso ao recurso. Confira o passo a passo nas linhas abaixo, que também serve para usuários do iOS.

WhatsApp: aprenda a adicionar descrição em grupos no Android (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo)

Passo 1. Abra o WhatsApp e entre no grupo em que deseja adicionar a descrição. Toque no menu principal da conversa, com ícone de três pontinhos.

... 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">

Menu principal da conversa em grupo no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Com o menu da conversa expandido, selecione a opção "Dados do grupo". Em seguida toque sobre o campo "Adicionar descrição do grupo".

Destaque para campo de descrição do grupo de WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Toque no campo de texto e insira a descrição que desejar. Ela ficará visível para todas as pessoas que forem convidadas ao grupo, portanto, não coloque nenhuma informação sensível ou privada. Você também pode adicionar emojis, se desejar. Ao final, clique em "OK";

Inserção da descrição do grupo de WhatsApp no aplicativo para Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Pronto! A descrição já foi inserida no grupo. No respectivo chat será fixada a mensagem "Você alterou a descrição do grupo". Os demais participantes visualizarão "[seu nome] alterou a descrição do grupo. Toque para ver".

Grupo de WhatsApp com descrição editada no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo