Xperia XZ2 e Xperia XZ2 Compact são os novos celulares que a Sony apresenta nesta segunda-feira (26) no Congresso Mundial de Mobilidade (MWC 2018). O grande destaque do primeiro smartphone vai para o design renovado, depois de várias gerações em que a fabricante japonesa repetiu os mesmos traços e características. Ambos rodam Android 8 (Oreo).

A companhia faz uma importante aposta na gravação de vídeos em 4K com HDR, tecnologia que eleva o contraste. Na prática, é possível ver uma cena com copas de árvores e o sol brilhando no céu, sem que parte da imagem fique muito escura (subexposição) ou muito clara (superexposição). O recurso está presente no sucessor do Xperia XZ1. Enquanto isso, a edição Compact oferece conveniência numa tela menor, de 5 polegadas. A seguir, conheça as principais características dos telefones.

Lançamento do Xperia XZ2

O Xperia XZ2 é voltado para consumidores em busca de um aparelho premium com tela grande, de 5,7 polegadas. Ele segue a tendência do display em formato 18:9. Mais alto que o habitual, ele comporta mais conteúdo do feed do Facebook ou Twitter, por exemplo. Além disso, é compatível com filmes, séries e vídeos com HDR nativo.

Repare que o visual na parte de trás está bastante diferente do visto em anos anteriores. Chamada de Ambient Flow, a nova linguagem de design faz com que principalmente a parte de trás ganhe mais curvas, resultando num visual que pode remeter alguns consumidores aos Galaxy S mais antigos, apelidados de “saboneteiras”.

A tecnologia chamada de vibração dinâmica conta com um motor interno que se movimenta de acordo com a intensidade do áudio em execução. Num filme repleto de ação e tiros, isso se converte em pequenos “terremotos” diretamente na mão do consumidor. A ideia é replicar o controle de videogame DualShock, do PlayStation 4, em jogos. No entanto, em nossos testes, não deu para perceber nenhum real benefício. O som do XZ2 também está 20% mais potente que a geração anterior.

Tradição no campo da captura de imagens, a Sony inclui o recurso de câmera lenta de 960 quadros por segundo e resolução Full HD (1080 linhas). Os japoneses saem na frente, visto que a Samsung revelou no domingo (25) o Galaxy S9 também com slow motion de 960 quadros, mas as imagens são em HD (720 linhas).

A ficha técnica do XZ2 inclui processador Snapdragon 845, com direito a modem compatível com as mais rápidas redes de telefonia, aquelas que alcançam 1,2 Gb/s. A bateria tem 3.180 mAh. São quatro cores: preto, prata, verde e rosa acinzentado. Não há previsão de lançar um XZ2 dourado.

O desembarque do XZ2 no Brasil é uma incógnita. Da mesma forma, a Sony não informou a faixa de preço no país.

Também teve: lançamento do Xperia XZ2 Compact

Versão menor do XZ2, o smartphone Xperia XZ2 Compact oferece a mesma resolução Full HD numa tela de 5 polegadas. O telefone conta com display compatível com HDR, inclusive com tecnologia que converte vídeos em formato tradicional, para que os usuários desfrutem a maior qualidade de imagem associada ao HDR.

Na comparação com o iPhone 8, a diretora de marketing Ana Peretti diz que o consumidor vai perceber “um aproveitamento de tela bastante superior”, uma vez que as bordas na parte de cima e na parte de baixo são reduzidas.

Apesar do tamanho, não se trata de um telefone básico ou intermediário. Peretti reforça que

... a Sony continua competindo no campo dos smartphones premium, aquele com mais tecnologia e preço lá em cima. Por isso mesmo, o XZ2 Compact também tem chip Snapdragon 845, combinado com memória RAM de 4 GB e armazenamento de 64 GB. O aparelho comporta cartão de memória microSD e a bateria tem 2.870 mAh.

A Sony produz atualmente o XZ2 Compact em quatro cores: preto, prata, verde musgo e rosa coral. Não se sabe sobre preço e disponibilidade no Brasil.

O jornalista viajou para a Espanha a convite da Samsung Brasil



>>> Veja o artigo completo no TechTudo