Blanka é um dos personagens mais carismáticos da série Street Fighter e, para nós, brasileiros, ele é ainda mais especial por representar o país nos jogos de luta da Capcom. Em Street Fighter 5, o Monstrão está de volta, como lutador presente na terceira temporada de extras, lançado via download, no PS4 e PC. Mas quem é Blanka? O guerreiro de pele verde e poderes elétricos possui alguns segredos e curiosidades sobre sua vida – alguns que você nem imagina! Nesta lista reunimos os principais fatos, para tirar sua curiosidade. Confira:

O que significa Blanka?

O nome do personagem, “Blanka”, vem do antigo idioma Esperanto. Ele quer dizer “branco”, da mesma forma que Blanco, em Espanho, ou Blanca, para o tratamento em sua forma feminina. É curioso pois, se você olhar bem, o guerreiro não possui nada nesta cor em suas roupas, pele ou poderes. Talvez este termo tenho sido escolhido para simbolizar sua “pureza de espírito”, muitas vezes destacado nos jogos da série Street Fighter.

Lutador brasileiro Blanka retorna em Street Fighter 5 com seus golpes elétricos (Foto: Reprodução/GameSpot)

Melhor amigo

Você sabe quem é o melhor amigo de Blanka? Errou se disse “Guile”. É Dan Hibiki, o lutador de kimono rosa e que tenta se especializar nas técnicas do Hadou, a mesma de Ryu. Acontece que os dois são bem atrapalhados e rodeados de momentos com bom humor, então acabam se entendendo. Apesar de tudo, a dupla não é vista atuando junta já há algum tempo, então talvez a amizade tenha ficad

... o para trás.

Dan, amigo de Blanka (Foto: Divulgação/Capcom)

Blanka em outros jogos

Blanka já atuou fora da série Street Fighter e tem em alguns de seus spin-offs, tamanha é a popularidade do guerreiro! Ele é visto em Monster Hunter 4 Ultimate, como uma armadura para o Amigato do jogador, além de marcar presença em Puzzle Fighter, jogo da Capcom que mescla luta com quebra-cabeças. O lutador também esteve na saga Street Fighter EX, que é considerada spin-off por não ser produzida pela Capcom, entre outros títulos, como Street Fighter X Tekken e Capcom vs. SNK.

Armadura de Blanka em Monster Hunter 4 Ultimate (Foto: Divulgação/Capcom)

Favorito de Yoshinori Ono!

Yoshinori Ono é um dos grandes nomes atuais da Capcom. Ele é produtor da série Street Fighter e já atuou em quase todos os títulos mais recentes. Ono simplesmente ama Blanka com todas as suas forças, tanto que vai, em todos os eventos, com um pequeno boneco do personagem em sua mão, sempre se mostrando feliz na presença do mascote.

Blanka com Ono (Foto: Divulgação/Capcom)

Versão live action

Blanka já foi interpretado por um ator real, no filme Street Fighter, de 1994. O problema é que, nesta versão, resolveram mesclar dois personagens em um. Aqui, Blanka é Charlie, antigo amigo de Guile, que foi aprisionado e usado para experimentos científicos de Bison. A “desculpa” é que o nome completo do personagem é Carlos Blanka, que se torna a criatura verde ao final.

Blanka live action (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Aquariano!

Blanka nasceu em 12 de fevereiro, o que o torna um aquariano – se você acredita em signos. Porém, o fato mais interessante é que o lutador faz aniversário na mesma data que Charles Darwin, autor da teoria da evolução pela seleção natural, algo que tem muita relação com a aparência bestial de Blanka e seu território de atuação – a América do Sul.

Aniversário de Blanka (Foto: Divulgação/Capcom)

Skin de boneco

Uma curiosidade recente e divertida: em Street Fighter 5, Blanka terá uma skin, uma aparência alternativa, que lembra um boneco de pelúcia. Isso está ligado com sua história dentro do game: ele volta à ativa após ser convencido por uma fábrica que venderia muitos de seus bonecos aos fãs. Engraçado e inusitado.

Skin de Blanka (Foto: Divulgação/Capcom)

Nacionalidade

Muito já foi falado sobre a nacionalidade de Blanka e sua versão no filme de Street Fighter não ajudou muito a parar todas as confusões. Mas sim, Blanka é brasileiro, nasceu no Brasil e ainda vive por aqui, segundo a história da série. Na verdade ele é um dos primeiros, e legítimos, representantes do nosso país nos games. Um verdadeiro clássico.

Blanka é brasileiro (Foto: Divulgação/Capcom)

Choque do trovão

A principal habilidade de Blanka vem de seu corpo: o guerreiro pode emitir ondas de choque de sua pele e atordoar, ou derrubar, inimigos. Em enciclopédias e materiais oficiais de Street Fighter, é dito que o lutador gera até 150 mil volts em eletricidade. A quantidade é mais do que suficiente para matar seus inimigos – a sorte de todo mundo é que Blanka faz mais o tipo “amigável”.

Blanka ao ataque (Foto: Divulgação/Capcom)

Maior brasileiro de todos?

Em certa ocasião, um programa de TV brasileiro que elege “o maior brasileiro de todos” quase deu o prêmio a Blanka. Acontece que a votação para indicar nomes foi feita online, com participação livre do público. O que ocorreu de verdade é que parte do público “gamer” resolveu fazer campanha em prol de Blanka. Acabou não dando certo, mas rendeu boas piadas na Internet.

Seria Blanka o maior brasileiro de todos? (Foto: Divulgação/Capcom)

Qual o seu jogo de luta preferido? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo