Final Fantasy XV chega aos PCs no dia 6 de março, encerrando uma espera de mais de um ano para os fãs da série que têm o computador como plataforma de jogos. Lançado originalmente em 2016, o RPG de mundo aberto apresenta um dos visuais mais bonitos de toda a franquia, um potencial que, claro, será ainda mais presente na nova versão.

Para permitir que os jogadores se preparem para o lançamento e, acima de tudo, descubram como o game vai rodar em suas máquinas, a Square Enix liberou uma ferramenta gratuita de benchmark para Final Fantasy XV. Por meio dela, uma pequena amostra não jogável do título é executada no PC, de forma que o usuário possa encontrar a melhor combinação possível para sua máquina.

Neste tutorial, conheça todas as opções da ferramenta e também como saber a melhor maneira de rodar Final Fantasy XV no seu computador.

Final Fantasy XV chega em versão PC no dia 6 de março (Foto: Divulgação/Square Enix)

Instalação

Passo 1. Acesse o site oficial do benchmark de Final Fantasy XV. No final da página, clique no botão download.

... 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">

Download de benchmark de Final Fantasy XV é gratuito (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Passo 2. Descompacte o arquivo baixado, que tem 3.6 GB, e execute o “ffxvbench_installer.exe”. Siga as instruções na tela para realizar a instalação.

Basta seguir os passos para que a instalação do benchmark de Final Fantasy XV aconteça (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Passo 3. Clique no ícone que aparece no menu Iniciar ou no desktop do computador para iniciar o teste.

Benchmark de Final Fantasy XV aparece no menu Iniciar ou desktop (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Benchmark

Diferentes opções podem ser configuradas no benchmark de Final Fantasy XV (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

A tela inicial do teste liberado pela Square Enix exibe todas as opções que permitem encontrar a melhor configuração possível de Final Fantasy XV em cada PC. Aqui, por exemplo, é possível selecionar a resolução e também a qualidade gráfica, bem como se o jogo vai rodar em uma janela (Windowed Mode) ou em tela cheia (Fullscreen Mode).

A configuração “Lite” é a mais básica, com sombras e reflexos em baixa resolução, além de texturas menos detalhadas. Já “Standard” é a padrão, que realiza o teste de acordo com as configurações recomendadas para rodar Final Fantasy XV. Por fim, a opção “High” exibirá o potencial visual gráfico máximo do game, além de contar com recursos de processamento avançado de efeitos, cabelos e outros detalhes que só estão disponíveis em placas de vídeo da NVIDIA.

Pontuação indica índice de compatibilidade com os requisitos de Final Fantasy XV (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Para iniciar o teste, basta clicar em “Start” e cenas do game vão rodar durante seis minutos. Ao longo desse tempo, uma pontuação começará a aumentar no canto esquerdo da tela, indicando o nível de compatibilidade do seu PC com as configurações escolhidas na tela inicial. Quanto mais alto o índice, melhor seu computador vai se comportar com o game.

Não é possível jogar Final Fantasy XV durante a realização do teste. Para sair antes do final do benchmark, basta apertar a tecla Esc, enquanto a combinação Alt + Enter alterna entre as opções de tela cheia ou em janela.

Resultados

Ao final dos testes, uma pontuação geral será exibida. Ela indica a compatibilidade do seu computador com as configurações escolhidas. Os números podem ser entendidos da seguinte maneira:

Resultado numérico indica capacidade de rodar Final Fantasy XV no PC' (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

  • 0 a 1999, Insuficiente: seu computador não tem os requisitos mínimos para rodar o game com as configurações escolhidas
  • 2000 a 2499, Baixo: será possível jogar, mas com uma qualidade inferior em cenários, personagens e texturas, além de diversas quedas na taxa de quadros
  • 2500 a 2999, Relativamente Baixo: é possível jogar com performance aceitável e qualidade inferior
  • 3000 a 4499, Padrão: seu computador pode rodar o jogo em sua configuração básica
  • 4500 a 5999, Relativamente Alto: o game vai rodar de forma básica, mas com uma taxa de quadros mais alta ou visuais um pouco melhores
  • 6000 a 8999, Alta: sua máquina é capaz de executar o jogo em alta qualidade
  • 9000 a 11999, Muito Alta: o computador pode chegar a altas contagens de quadros por segundo, ótimos níveis de qualidade ou resoluções superiores, ainda que com algumas configurações necessárias
  • 12000 ou superior: sua máquina é capaz de rodar Final Fantasy XV no máximo de sua capacidade gráfica, resolução e taxa de quadros

É possível refazer o teste quantas vezes forem necessárias, reduzindo resoluções ou a qualidade visual para chegar ao melhor resultado possível. Uma vez obtida a qualidade satisfatória, não se esqueça de guardar o resultado e as configurações para que elas sejam aplicadas novamente quando Final Fantasy XV finalmente chegar aos PCs.

Requisitos oficiais

Em PCs potentes, Final Fantasy XV pode rodar em resolução 4K (Foto: Divulgação/Square Enix)

Estas são as configurações divulgadas pela Square Enix para a versão PC de Final Fantasy XV:

Requisitos mínimos - 720p a 30 fps

  • CPU Intel Core i5-2500 (3.3 GHz ou superior) / AMD FX-6100 (3.3 GHz ou superior)
  • Placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 760, GTX 1050 ou Radeon R9 280
  • 8 GB de memória RAM
  • Windows 7 / 8.1 / 10 64-bit
  • 100 GB de espaço em disco

Requisitos recomendados - 1080p a 30 fps

  • CPU Intel Core i7-3770 (3.4 GHz ou superior) / AMD FX-8350 (3.4 GHz ou superior)
  • Placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1060 (6 GB VRAM) ou Radeon RX 480
  • 16 GB de memória RAM
  • Windows 7 / 8.1 / 10 64-bit
  • 100 GB de espaço em disco

Especificações 4K HDR - 2160p a 30fps ou 1440p 60fps

  • CPU Intel Core i7-7700 (3.6GHz ou superior) / AMD Ryzen 5 1600X (3.6GHz ou superior)
  • Placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1080 Ti, equivalente da AMD (sem recursos exclusivos) ou superior
  • 16 GB de memória RAM
  • Windows 10 64-bit com última atualização
  • 155 GB de espaço em disco

Qual o melhor jogo da série Final Fantasy? Deixe sua opinião no nosso Fórum!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo