O Telegram recebeu, com a versão 4.8, a opção de configurar um modo noturno automático em sua interface. O recurso, disponível inicialmente para Android, ativa o tema escuro quando a luminosidade do ambiente é reduzida bruscamente. Dessa maneira, usuários podem continuar usando o app sem cansar os olhos durante a noite ou em locais muitos escuros.

O recurso, que não é encontrado no principal rival WhatsApp, é ideal para ajudar pessoas que não gostam de perder tempo acessando as configurações de aplicativos. Para te ajudar entender a função, o TechTudo preparou um tutorial que mostra os passos necessários para configurar o modo noturno automático no Telegram.

Tutorial mostra como ativar o modo noturno automático no Telegram (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Passo 1. Abra o Telegram e toque no ícone de três barras no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, acesse "Configurações".

... 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">

Caminho para acessar as configurações do Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Em "Tema", acesse a opção "Modo Noturno Automático".

Caminho para acessar as configurações para modo noturno automático no Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Nesse momento, toque na opção "Automático". Feito isso, defina a porcentagem de brilho para o padrão escuro e defina também seu tema noturno preferido. Basta tocar em uma das opções para que ela seja selecionada.

Opção para configurar o modo noturno automático no Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Aproveite a dica para continuar conversando com amigos sem forçar muito seus olhos com luminosidade excessiva do celular.

Qual é o mensageiro mais seguro? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo