Tradicionalmente, as TVs são o ponto alto da CES. Além dos modelos comerciais, que vão chegar às lojas em breve, as marcas também apresentam conceitos que vão servir de inspiração para o mercado nos próximos anos .O evento terminou nesta sexta-feira (12) e o TechTudo reuniu as principais smart TVs que chamaram a atenção na CES 2018.

Os modelos 4K ainda permanecem em destaque. No entanto, a tecnologia vem sendo aprimorada, com a adoção de diversos padrões de HDR, novos tipos de painéis LED e até o uso de inteligência artificial. Outra característica comentada foi o preço, principalmente pelo lançamento da TV da TCL de 85 polegadas, que chega ao Brasil por R$ 100 mil.

The Wall pode formar painel de até 146 polegadas (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Para ficar por dentro das novidades, veja a lista com as televisões que tiveram notoriedade na feira de Las Vegas.

Samsung The Wall

A The Wall (“A Parede”, em português) foi um dos modelos que chamou mais atenção na CES 2018. A novidade está em um conceito diferente proposto pela Samsung. Com o modelo, é possível juntar diversos painéis para formar uma TV com até 146 polegadas e resolução 8K.

Além disso, o aparelho utiliza um novo tipo de painel de LED, chamado de MicroLED. A tecnologia oferece pixels menores e sem a necessidade de backlight. O resultado deve ser cores sem um aspecto esbranquiçado e realce nos tons mais escuros.

A The Wall deve começar a chegar ao mercado internacional ainda no primeiro semestre. Por enquanto, não há uma estimativa de preço e nem lançamento no Brasil

... .

Panasonic FZ950 e FZ800

Panasonic FZ950 conta com resolução 4K e HDR+ (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A Panasonic mostrou duas novas TVs com resolução 4K durante a CES. O diferencial do FZ950 e FZ800 está na tecnologia HDR10+. O recurso usa o Dynamic Tone Mapping, um tipo de funcionalidade que ajusta a luz quadro a quadro. Ou seja, cada cena tem a luminosidade alterada a fim de entregar uma maior fidelidade de cores, com níveis mais intensos de preto e a promessa de proporcionar um maior nível de detalhe.

Os modelos, disponíveis em 55 e 65 polegadas, deverão chegar ao mercado até o fim de 2018. No entanto, ainda não há uma previsão de preço e nem se as TVs serão vendidas por aqui.

LG: painel OLED "enrolável"

TV da LG pode ser enrolada para facilitar transporte (Foto: LG Electronics)

A LG vem trabalhando em um conceito de tela enrolável há alguns anos. Em 2016, a marca apresentou um protótipo com 18 polegadas e uma resolução baixa, de até 810 x 1200 pixels. Em 2018, a empresa avançou e apresentou um modelo com 65 polegadas, painel OLED e resolução 4K.

Na prática, o painel poderia ser enrolado como um jornal e, desta forma, ser transportado com maior facilidade. Por enquanto, a TV ainda está em fase de testes e ainda não tem data para chegar às lojas.

LG W8

Tecnologia ThinQ leva inteligência artificial para as TVs da LG (Foto: Thássius Veloso)

Durante o evento, a LG também apresentou TVs mais "tradicionais". A linha W8 traz como destaque a inteligência artificial. Os modelos são compatíveis com a tecnologia ThinQ, permitindo que o usuário utilize comandos de voz para realizar buscas na TV, incluindo filmes. Além disso, as TVs desta linha também são compatíveis com o Google Assistente.

Um dos modelos é a OLED65W8PUA, que chegou a ganhar o prêmio de inovação da CES. O dispositivo traz um painel OLED de 65 polegadas, resolução 4K, HDR e apenas 2,6 mm de espessura. Esta TV vai chegar ao Brasil em 2018, porém ainda sem preço definido.

TCL QLED X6

TCL X6 traz sistema de áudio desenvolvido pela Harman Kardon (Foto: Divulgação/TCL)

Outra TV que chamou a atenção na CES foi a X6 da TCL. O modelo traz 85 polegadas, painel de pontos quânticos e resolução 4K. O diferencial está no HDR Premium, um novo tipo de padrão que promete oferecer um melhor conjunto de brilho, cor e contraste. Além disso, um ponto forte é o som. A X6 conta com áudio projetado pela Harman Kardon com tecnologia Dolby Atmos. No total, o modelo oferece 320W de potência.

A marca confirmou ao TechTudo que o modelo será vendido no Brasil no primeiro semestre de 2018. O preço deve girar em torno de R$ 100 mil.

Sony série A8F

Tvs da Sony trazem nova forma de emitir som (Foto: Divulgação/Sony)

A tradicional marca japonesa também apresentou algumas de suas TVs para 2018. A série A8F traz televisores de 55 e 65 polegadas, resolução 4K e uma série de tecnologias para melhorar da imagem. Uma delas é o 4K X-Reality Pro, um algoritmo que deve ajustar a qualidade de acordo com o conteúdo. As TVs da Sony também trazem o 4K HDR X1, novo processador que controla o recurso HDR e promete cores mais realistas. Além disso, esta série também traz uma nova forma de emitir som. De acordo com a fabricante, com o Acoustic Surface, o áudio é projeto pelas vibrações da tela.

Smart TV: qual devo comprar? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo