O Telegram simplificou o uso de várias contas em um mesmo aplicativo no Android. O mensageiro rival do WhatsApp permite criar mais de um perfil e alternar entre eles rapidamente. Cada um tem suas próprias listas de contatos, mensagens, grupos e canais. O usuário pode habilitar até três contas simultaneamente, cada uma com um número de telefone diferente. A novidade dispensa o uso de aplicativos de clonagem como o Parallel Space ou a Pasta Segura da Samsung. Veja como usar a nova função do Telegram.

Aprenda a usar mais de uma conta no Telegram (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 1. Abra o menu lateral do Telegram e toque na foto de perfil para expandir a lista de usuários ativos no app. Escolha a opção “Adicionar conta”.

... QCVOuo4Ff/xAAiEAABAgUEAwAAAAAAAAAAAAABAgQAAwUGFBESExUWIjb/2gAIAQEAAQUCFnOtze3JuQ6tZzjYMiEH3Y/Q1LXp4EohTFQ8iqCgKNyCP//EABsRAAEEAwAAAAAAAAAAAAAAAAEAAgMREBMy/9oACAEDAQE/AdLbtNiZHyME0v/EABoRAAIDAQEAAAAAAAAAAAAAAAECAAMREDL/2gAIAQIBAT8BN7kZHtez0eAbP//EACkQAAECAwUIAwAAAAAAAAAAAAEAAgMEIQURQXOyEBITIzEyUZFyg7H/2gAIAQEABj8CpMQa+VaMrvN4oiQS5zfiVNOLoZhw4ZJNa0wXYuitj6dJU5fXkv8AzYDePStkZOkqeyH6Vj6X/8QAIhAAAgIBAwQDAAAAAAAAAAAAAREAITFBUWEQkaGx0eHw/9oACAEBAAE/IQBBmSM+EIQPYtkKnTnaMRBSaipdTj9z8wwXJZhEKKqbNre70aGI3+0I1QW5GmqIVnKfsU//2gAMAwEAAgADAAAAEJpPX//EABsRAAICAwEAAAAAAAAAAAAAAAERADFBUWHx/9oACAEDAQE/EAHak/M9uCkquwmoQkJ//8QAGxEBAAICAwAAAAAAAAAAAAAAAQARIWExgfD/2gAIAQIBAT8QEKqG/a1HB4OoF3AGZ//EACAQAQEAAgICAgMAAAAAAAAAAAERACExQWGhUYFxkfD/2gAIAQEAAT8QOOJU+quw/PCPGGAWMtK2oABYnvAqbMIjfddmwWW2YcCMsaFA/aj1xvICJKrgA40xOZ3tbn37cNAENr+fbFpwtEKsRdOsGm5fdBtQ++M8/wDPxn//2Q==">

Abra o menu de perfis do Telegram e adicione uma nova conta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Insira um número de telefone para criar um novo usuário ou associar uma conta já existente. Em seguida, aguarde o código de confirmação enviado via SMS. A maneira mais fácil de ativar um número é usando um smartphone dual-chip.

No entanto, o usuário também pode receber o código em outro aparelho com o Telegram instalado, se já tiver ativado o número anteriormente no serviço.

Cadastre um número de celular ou use um já registrado anteriormente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Após a confirmação da conta, veja que o segundo perfil fica listado no menu lateral. A conta usada no momento fica marcado com um visto verde. Realize o mesmo procedimento para adicionar a terceira e última conta que o Telegram aceita em um mesmo aplicativo no Android.

Alterne entre contas no menu lateral do Telegram (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como remover uma conta

Para excluir uma conta, acesse as configurações no menu lateral e toque em “Sair” no menu superior. Ao retirar uma conta do aplicativo, todos os chats secretos serão perdidos. As demais conversas podem ser recuperadas após fazer login novamente em qualquer aparelho.

Saia de uma conta para remover do aplicativo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como controlar notificações

Por padrão, o Telegram envia notificações de todas as contas para o celular, mas é possível controlar o recebimento. Nas configurações, acesse a opção “Notificações e sons” e desligue as chaves de notificações de mensagens, grupos e outras categorias listadas pelo Telegram.

Desative notificações de outras contas do Telegram (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Qual é o mensageiro mais seguro? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo